Encontro Estadual apresenta avanços e desafios no combate a hanseníase

A abertura está marcada para as 10h desta segunda-feira.

0
64

Sob a coordenação da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, de segunda a sexta-feira (21 a 25/07), o “Encontro Estadual de Avaliação da Hanseníase no Amazonas: resultados, desafios e perspectivas”. O evento, que acontece no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reunirá coordenadores municipais para discutir os desafios e resultados do combate à doença que tem apresentado avanços significativos no estado.

A abertura está marcada para as 10h desta segunda-feira. O Encontro terá duração de cinco dias e contará com especialistas do Amazonas, de outros estados brasileiros e da Organização Panamericana de Saúde(Opas).

De acordo com a Fuham, referência no estado no tratamento da hanseníase, nos últimos 20 anos o Amazonas conseguiu reduzir em mais de 90% as taxas de detecção da doença, que antes eram consideradas hiperendêmicas. Além disso, a taxa de cura alcançou cerca de 90% dos casos, e a cobertura do exame de contatos (pessoas que convivem com pacientes) também atingiu 90%.

Entre os avanços que contribuíram para os resultados está a implementação do teste rápido para hanseníase em todos os municípios e a estratégia Dermato Saúde, programa do Governo do Amazonas, coordenado pela Fuham e premiado internacionalmente, que realiza busca ativa e tratamento da doença no interior do estado.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que a diminuição de casos novos é resultado do aumento da cobertura de atendimento em hanseníase no Amazonas, que vem alcançando maior capilaridade, principalmente a partir dos últimos três anos, com a implantação do Dermato Saúde. “É um programa que vai além do diagnóstico e atendimento, fazendo, ainda, treinamento das equipes de saúde locais e isso é muito importante na interrupção da cadeia de transmissão”, observa.

O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, explica que, periodicamente, uma equipe completa de técnicos, enfermeiros e médicos dermatologistas, inclusive cirurgiões dermatológicos, percorrem os municípios, incluindo áreas remotas, como os territórios indígenas, para identificar casos novos, tratar e quebrar a cadeia de transmissão. “É um grande programa do Governo do Estado, que conta com apoio da SES-AM, para juntos erradicarmos a hanseníase”, afirma.

Telessaúde como aliada no combate

Outra iniciativa importante no combate à doença no estado é o programa Teledermato, também iniciativa estadual que já alcança mais de 50 municípios, oferecendo diagnóstico de hanseníase e outras dermatoses, por meio da do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Fuham.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual da Hanseníase do Amazonas, Valderiza Pedrosa,o encontro estadual tem como objetivo principal fortalecer as estratégias municipais, com a elaboração de um plano específico para cada município. A meta é implementar ações de busca ativa e melhorar o diagnóstico precoce da hanseníase, evitando incapacidades nos pacientes.

Durante os cinco dias do evento, além da parte teórica, haverá atividades de aperfeiçoamento e formação profissional.

“Com este evento, o Amazonas busca consolidar os avanços alcançados e definir novas abordagens para um controle ainda mais eficaz da hanseníase, reafirmando o compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população, observa a coordenadora.

Foto: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome