A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) registrou queda histórica nas ocorrências de homicídios no mês de setembro. Os dados indicam que em todo estado, a redução foi de 46%, enquanto a queda registrada na capital alcançou cerca de 70%, resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas em novos servidores, equipamentos e na aquisição de novas tecnologias.
Os resultados mostram que todos os investimentos direcionados à Segurança Pública estão garantindo mais tranquilidade à população, como destacou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.
“Estamos apresentando aqui o resultado de um trabalho muito focado da nossa Polícia Militar, Polícia Civil com o apoio da Polícia Científica. Recebemos mais investimentos, novos servidores, novas tecnologias e tudo isso tem nos auxiliado. Estamos melhorando mês após mês e não tenham dúvida que fecharemos o ano ainda melhor”, avaliou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.
Números
Conforme os números registrados pela SSP-AM, acompanhados por meio do Centro Integrado de Segurança (Ciesp), em setembro deste ano, o Amazonas registrou 58 crimes. Ano passado, esse número foi de 107. Já na capital foram apurados 23 casos de homicídios e no ano passado, foram 76 ocorrências, uma queda de 69,74% para o período.
Os números mostram ainda, que o quantitativo registrado na capital é o menor número desse tipo de crime em relação aos últimos 20 anos. “A última vez que tivemos um número tão baixo foi em abril de 2005, com 17 casos. Temos aqui exatos 20 anos e cinco meses. Nunca a Segurança Pública foi tão levada a sério como agora e podem acreditar que ainda não estamos satisfeitos”, frisou o secretário de segurança.
Investimentos
Desde 2019, o Governo do Amazonas destinou à Segurança Pública R$ 1,16 bilhão. Os recursos foram investidos em novos armamentos, munições, novas viaturas, lanchas blindadas, bases fluviais, além de concurso público, que após mais de 11 anos resultou na convocação de 2,8 mil novos servidores.
Além disso, parte dos valores foram destinados, ainda, na aquisição de tecnologias, dentre elas a utilizada pelo Sistema Paredão, que associada ao trabalho das agências de inteligência tem gerado mais segurança à população.
Foto: Divulgação/SSP-AM