A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu sete pessoas e apreendeu quatro armas de fogo, em ocorrências registradas no sábado (25/05) e no domingo (26/05), nas zonas norte, sul e oeste da capital amazonense.
Das cinco ocorrências, duas foram atendidas pelos policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), na noite de sábado, nas zonas norte e sul de Manaus. No bairro Lago Azul, um homem de nacionalidade colombiana, de 21 anos, foi preso em posse de uma pistola Bereta 0.25, com duas munições intactas, enquanto estava em uma festa de aniversário, na travessa Deusiane Pinheiro. Ele foi encaminhado para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Na zona sul, PMs da Rocam Motos realizavam patrulhamento, por volta das 21h, quando receberam denúncia anônima de que havia um grupo de pessoas armadas e vendendo entorpecentes na rua Lobo D’Almada, bairro Centro, e que na casa dos suspeitos, localizada na rua Amazonas, bairro Betânia, havia drogas e armas. Após diligências no Centro, três homens foram encontrados com porções de cocaína.
No segundo endereço, dois homens foram presos com drogas, um revólver calibre 38, com um carregador, uma balança de precisão, além de mais de 200 munições de diferentes calibres. Um dos presos tem passagem pela polícia pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e homicídio.
Além da arma e da balança foram apreendidas, durante a ação policial, 237 munições, sendo 74 de calibre 380; 58 de calibre 30; 39 de calibre 38; 25 de calibre 40; 14 de calibre 480; dez de calibre 12; nove de calibre 765; sete de calibre 22 e uma de calibre 44, todas intactas. Também foram apreendidas 35 porções de drogas, sendo 32 de cocaína e quatro de oxi.
Ainda na zona sul, policiais militares da Força Tática realizavam patrulhamento no bairro Morro da Liberdade, por volta das 23h30, de sábado, quando visualizaram um homem fugindo em uma motocicleta, após perceber a presença da viatura policial. Ele entrou em um beco e, antes de fugir, retirou um objeto da cintura e jogou no local.
Durante incursão no lugar, os PMs constataram que o objeto se tratava de uma arma de fogo calibre 22, de fabricação artesanal, com uma munição.
As ocorrências registradas pela Rocam e Força Tática, na zona sul de Manaus, foram encaminhadas para o 1º DIP.
Outras ocorrências
Na madrugada de sábado, a equipe policial da 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) realizava patrulhamento de rotina no bairro Nova Esperança, quando recebeu denúncia anônima, via linha direta, de que havia um homem estava armado dentro de um carro, na avenida V. No local, o veículo foi identificado e abordado.
Durante os procedimentos policiais foi encontrada, debaixo do tapete do carro, uma pistola calibre 9 milímetros, com um carregador contendo 12 munições intactas. Questionado, ele relatou que era CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), mas não possuía documentação do objeto. O homem, que já tem passagem pela polícia, foi encaminhado para o 19º DIP.
No domingo, policiais militares da 27ª Cicom receberam denúncia de um homem relatando que foi ameaçado por um suspeito com uma arma de fogo, no bairro Novo Aleixo. No local, o homem foi preso com uma pistola calibre 9 milímetros e encaminhado para o 6º DIP.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTO: Divulgação/PMAM