A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), apresentou nesta quinta-feira (06/02), o resultado de uma operação que desarticulou um local de venda de drogas em uma casa no bairro São Cristóvão, em Humaitá. A ação culminou na apreensão de entorpecentes, armas de fogo, dinheiro em espécie e na prisão de cinco pessoas envolvidas no tráfico no município.
Durante esta semana, com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foram presos: Willian Lima do Nascimento, 31, conhecido como “Sapão” e chefe da boca de fumo; Gleibson Belo Carvalho, 20; Jéssica Vitória Lima do Nascimento, 20; Leandro Souza Tavares, 26; e Matheus da Costa Uebel, 19.
Em coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), destacou que a ação, conduzida pela DIP de Humaitá, aplicou um duro golpe em uma organização criminosa, resultando na apreensão de armas e drogas.
“Essa investigação será aprofundada para tratar da questão do bloqueio de bens e da lavagem de dinheiro. Estamos trabalhando para combater a criminalidade no sul do Amazonas; tem sido realizado um bom trabalho na região, em conjunto com as Forças de Segurança”, afirmou Paulo Mavignier.
Investigação
Segundo o delegado Torquato Mozer, titular da DIP de Humaitá, a ação foi realizada ao longo desta semana, após um processo investigativo que apontava para intensa atividade de tráfico no imóvel de Willian Lima do Nascimento, que coordenava o tráfico no local. Com base nessas evidências, foi solicitada à Justiça a expedição de um mandado de busca e apreensão, o qual foi prontamente concedido.
“Ao chegarmos ao local, encontramos os cinco suspeitos embalando uma grande quantidade de drogas em porções menores para venda, dentre as quais estavam maconha, oxi e cocaína. Também encontramos dinheiro em espécie e duas máquinas de cartão de crédito utilizadas nas vendas do material ilícito”, explicou o delegado.
Conforme a autoridade policial, a equipe já havia recebido diversas denúncias sobre o comércio de drogas na residência. As investigações revelaram que Willian, conhecido como “Sapão”, era o chefe, enquanto os demais executavam e coordenavam a venda do material.
“Ainda durante as buscas, foram localizadas duas armas de fogo: um revólver calibre .38, com numeração suprimida, e uma pistola. No quarto de Willian, foram encontradas diversas porções de cocaína e embalagens plásticas”, relatou Mozer.
Procedimentos
Todos os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.
FOTO: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM