Em dois meses, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizou mais de 5 mil atendimentos para emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), durante o programa Governo Presente.
Todos os atendimentos foram coordenados pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão da CIN no Amazonas. Os serviços já foram disponibilizados em 16 escolas da rede estadual de ensino de Manaus.
Segundo o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, a iniciativa é importante para que serviços essenciais cheguem à população de forma mais rápida.
“Com o Governo Presente, a Secretaria de Segurança Pública já viabilizou mais de cinco mil atendimentos para solicitação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Seja para emissão ou agendamento para o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Dessa forma, estamos levando dignidade e cidadania a nossa população”, disse o secretário.
A comodidade de ter os serviços próximos de casa, agradou a dona de casa Maria José Ramos, de 54 anos. Ela aproveitou a praticidade para fazer o agendamento da Carteira de Identidade dos filhos. “Consegui ajudar a tirar a carteira de identidade dos meus filhos. Já estava aguardando essa oportunidade. Eu moro pertinho, então foi fácil, um atendimento bem tranquilo”, disse Maria.
Emissão
De julho a setembro deste ano, somente durante o Governo Presente, a SSP-AM emitiu mais de 1,7 mil documentos. Todas as CINs chegaram às mãos dos cidadãos de forma gratuita.
O Amazonas passou a emitir o novo documento em abril de 2023. O cidadão pode acompanhar o processo da solicitação da CIN por meio do mesmo site onde realizou o agendamento, mas na aba “Acompanhar Atendimento”: https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento.
Em casos de dúvidas, buscar informações por meio da Ouvidoria da SSP-AM, por meio do canal de WhatsApp: 92 99186-4344
Governo Presente
Idealizado pelo governador Wilson Lima, o programa Governo Presente visa levar serviços públicos estaduais para mais perto da população, como emissão de documentos, atendimentos de saúde e opções de fomento, entre outros serviços.
FOTO: Arquivo/Secom