Conscientizar os jovens para que não abandonem o campo, as suas raízes, por achar que aquilo não tem futuro, são as palavras do jovem, Elber Monteiro Júnior, 25 anos, que trabalha com a bovinocultura e agricultura, na região de Autaz-Mirim, situada no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), para o Dia Estadual da Juventude Rural, comemorado nesta segunda-feira (15/07).
Atualmente, observa-se que o jovem opta por estudar outras áreas na cidade, e acaba não voltando para o campo, porém, o jovem Elber Júnior demonstrou que isso já não é um tabu para ele e sua família. Ele vem sendo apoiado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que tem incentivado o setor primário com ações de fomento em diversos segmentos, especialmente com capacitações voltadas aos jovens do campo, em parceria com as demais instituições ligadas ao Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS).
O jovem Elber Monteiro Junior, gestor empresarial por formação pela sua paixão e dedicação no campo, mostrou que, hoje, os jovens podem buscar conhecimento na cidade, mas também podem voltar para a fazenda para dar continuidade às atividades, heranças e raízes herdadas das suas famílias.
“Voltem e aprimorem aquilo que vocês têm, somos ricos, a terra é rica, com conhecimento. Eu, por exemplo, já tive vontade de sair daqui para viver outra vida, mas eu vi que eu tenho uma vida aqui. E que eu posso aprimorar esse meio rural em que eu já vivo, de forma sustentável, onde posso trabalhar”, declara jovem produtor.
O pai do jovem, Elber Monteiro, destaca que hoje ele passa tudo o que aprendeu com seu pai e confia em seu filho, que tem cuidado da fazenda da família. “Eu quero passar a ele tudo o que meu pai me ensinou, nasci e me criei no interior. E é aquela mensagem, honre seu pai e sua mãe para que prolongue seus dias na face da terra”, comenta o pai.
O titular da Sepror, Daniel Borges ressalta que a data estadual, também comemorada nacionalmente, veio para destacar a importância da sucessão familiar no agro amazonense, para que o setor primário evolua com a agricultura, a pecuária, a pesca, a avicultura, entre outras áreas.
A juventude rural é fundamental para que o nosso agro cresça e evolua cada vez mais, aliada aos incentivos e políticas públicas que o Governo do Amazonas proporciona aos nossos jovens, para que eles permaneçam no meio rural sem esquecer da qualificação profissional, mas que ela seja voltada para as atividades do campo”, ressalta o titular da Sepror, Daniel Borges.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, aponta a relevância da promulgação da data em homenagem à juventude rural. “Essa data é importante para reforçarmos o valor que tem a juventude. Recentemente ocorreu na Arena da Amazônia o Seminário de Elaboração do Plano Nacional de Juventude, onde o Governo do Amazonas contribuiu com as políticas públicas já implementadas no estado, continuando para a construção de um Plano amplo para todas as juventudes”, comenta o titular da pasta esportiva.
Dia da Juventude Rural
O governador do Amazonas, Wilson Lima, sancionou a Lei 6.948/2024, que institui o Dia Estadual da Juventude Rural no calendário oficial do Estado, considerando como Juventude Rural, para efeito desta Lei, filho ou filha de agricultor, proprietário, meeiro, arrendatário, acampado, assalariado, assentado rural, agricultores de comunidades tradicionais, com até 35 (trinta e cinco) anos de idade, cujas atividades estejam ligadas, predominantemente, à agricultura e à pecuária. A lei foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) no dia 26 de junho de 2024.
FOTO: Isaac Maia / Sepror