“É uma alegria ver a evolução da obra”, diz morador da Estrada do Membeca, em Caapiranga

Pavimentação da estrada já alcançou 41% de conclusão e conta com 31,3 quilômetros de extensão na primeira etapa

0
16

A Estrada do Membeca, localizada no município de Caapiranga (distante 134 quilômetros de Manaus), é uma das rotas mais utilizadas pelos moradores da cidade, entre eles, o Gervan Teixeira, 58, que mora há 10 anos em uma casa situada às margens da via. Gervan comemorou a evolução da obra que vem sendo realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e que foi vistoriada, na sexta-feira (16/01), pelo governador Wilson Lima. 

“Aqui na estrada não passava nem ambulância de tanto buraco que tinha. Esses carros e motos que passam aqui agora chegavam sujos de lama na cidade. Para mim, é uma alegria ver a evolução dessa obra da porta da minha casa, porque era muita poeira dentro de casa e hoje está tudo muito melhor para os moradores”, destacou Gervan Teixeira.

Atualmente, os trabalhos já alcançaram 41% de execução com a obra de pavimentação da primeira etapa da estrada Ari Antunes, mais conhecida como estrada do Membeca. Com investimento de R$ 76,6 milhões, a primeira etapa da obra contempla 31,2 quilômetros de extensão e seu trecho está situado entre a sede de Caapiranga e o Lago do Membeca.

Além dos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, urbanização e sinalização horizontal e vertical, o projeto prevê o alargamento da pista, que passará a ter nove metros, sendo sete metros de pista de rolamento e um metro de acostamento para cada lado. Além disso, serão implantadas 1,5 metro de calçada para cada lado da pista.

Outro importante benefício com a realização da obra é o escoamento da produção rural, entre Manaus e Caapiranga, e as comunidades existentes na Estrada do Membeca, garantindo uma trafegabilidade segura e melhoria do desenvolvimento socioeconômico da região.

A produtora de polpas de frutas, Meirijane Ferreira, 45, que mora também ao longo da Estrada do Membeca, tinha dificuldades para conseguir levar o material até Caapiranga e Manaus, mas agora consegue fazer o trajeto várias vezes sem se preocupar com a lama.  

“Eu trabalho com a produção de polpas de frutas e eu sei o quanto era difícil levar meus produtos para a cidade. Hoje tudo está mais fácil e eu consigo fazer o escoamento da produção para realizar as entregas. É uma outra visão da estrada agora; podemos finalmente abrir as janelas das nossas casas, porque não tem mais poeira”, comemorou a moradora, Meirijane Ferreira.

Mais investimentos 

O Governo do Amazonas está investindo R$ 87,67 milhões em infraestrutura no município de Caapiranga. Esse montante compreende, além da pavimentação da estrada, a conclusão de obras como a pavimentação do ramal do Cemitério; a pavimentação do acesso viário à escola Novo Horizonte; a revitalização do Centro Cultural Caródromo; a reforma do estádio José Ferreira Filho e a realização de duas obras de pavimentação no sistema viário.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome