A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizou, na quarta-feira (15/10), a Operação Expohuma 2025, que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem, de 32 anos, por tentativa de homicídio praticada no dia 23 de julho deste ano, no município.
Durante a ação, outro indivíduo, de 26 anos, foi preso em flagrante no mesmo local, com drogas e uma pistola calibre .40, possivelmente a mesma utilizada na tentativa de homicídio.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, destacou o êxito da operação e reforçou a importância da integração entre as forças policiais na promoção da segurança pública no interior do estado.
“Mais uma vez, o DPI esteve presente em Humaitá, dando apoio à Operação Expohuma 2025, sob a coordenação do delegado Torquato Mozer, e obtivemos resultados positivos. A PC-AM veio preparar o município e garantir a segurança das pessoas que participam do evento, além de combater de forma rigorosa o crime organizado”, ressaltou o diretor.
Prisões
Conforme o delegado Torquato Mozer, o crime de tentativa de homicídio ocorreu no conjunto Rio Madeira, bairro São Cristóvão, em Humaitá. A vítima foi um homem cuja idade não foi informada.
“Na ocasião, o autor atraiu a vítima para um local ermo, onde ambos estavam sozinhos, e efetuou um disparo de arma de fogo contra ela, que, felizmente, sobreviveu. A vítima conseguiu se deslocar até uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento médico”, detalhou o delegado.
Ainda segundo Mozer, o autor vinha sendo investigado desde o ocorrido e possui outras passagens pela polícia por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, além de ser apontado como integrante de uma organização criminosa.
“Na manhã de quarta-feira, com o apoio do DPI e da PMAM, deflagramos a operação e conseguimos êxito em localizar o infrator no bairro São Cristóvão, em Humaitá. No local, ele estava acompanhado de um segundo indivíduo, de 26 anos”, informou o delegado.
Durante a abordagem, o segundo suspeito foi flagrado com drogas fracionadas e uma pistola calibre .40. Ele também possui antecedentes criminais por delitos semelhantes.
“Na ocasião, cumprimos o mandado de prisão preventiva em nome do autor de 32 anos, pela tentativa de homicídio. Ambos foram autuados em flagrante pela posse de drogas e da arma de fogo”, explicou Mozer.
Procedimentos
Os dois indivíduos responderão pelos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Ambos permanecerão à disposição da Justiça.
FOTO: Divulgação/PC-AM