Com perseverança, entusiasmo e perspectiva em acreditar no potencial produtivo e econômico da citricultura amazonense, três produtores rurais de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) estão próximos de colher os seus primeiros frutos de laranja e limão. Eles foram beneficiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com mudas de citros (laranja e limão).

A ação de fomento é uma iniciativa da Sepror em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e a Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS). Cada produtor recebe 1 kit, que contém, 30 mudas de café robustas amazônico para desenvolver a cafeicultura, e o kit de citros, com 10 mudas de limão e 20 de laranja.

Os irmãos Edson Duarte de Lima e Maria Elane Duarte Lima foram beneficiados com a entrega das mudas. Desde então, acreditam na atividade como uma alternativa econômica, e que logo os seus frutos estarão disponíveis no mercado e feiras locais.

“O projeto já está dando certo, esse aqui é um plantio que não tem nem dois anos. E esse incentivo do governo está ótimo. E eu espero que continue ajudando não só a mim, mas também como outros produtores que também querem entrar no mercado”, comentou Edson que também se dedica à piscicultura e avicultura.

Cada um deles possui a sua propriedade rural. Eles apostam em suas produções como uma atividade rentável. “A minha expectativa é grande, é ter fé que tudo vai dar certo quando chegar a época da produção mesmo, que seja uma produção boa e possa tirar o que investimos e termos um lucro bom para conseguir fazer mais plantio de cítricos”, destacou Maria Elane, produtora rural.

O processo das mudas de laranja e limão para que os frutos sejam colhidos pelos três produtores rurais leva mais ou menos cerca de dois a quatro anos.

Josué Pessoa também foi um dos produtores beneficiados. Ele lembra que a plantação de suas mudas foi realizada no dia 22 de fevereiro de 2022. 

“Esse projeto começou em 2022 e é um projeto que veio ajudar os agricultores familiares, para trazer mais renda. Ele traz para nós uma esperança de que o produtor não está desamparado, mostra que o projeto dá certo quando você bota em prática. Essa minha muda já está com dois anos e já tem fruto”, destacou.

Em média, cada um deles poderá colher aproximadamente 10 mil frutos de laranja e 7 mil de limão nos próximos meses.

Investimento

O Governo do Amazonas investiu R$ 407 mil em fomentos na agricultura familiar, nesses primeiros 5 meses de 2024, na aquisição e entrega de mudas de citros (laranja e limão), e mudas de café. Em 5 meses, já foram entregues 21.450 mudas de café distribuídos para 715 produtores rurais, e 13.650 mudas de citros, entre limão e laranja, para 455 agricultores familiares.

“Esse ano, a ação já alcançou os municípios de Borba, Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Parintins, Guajará, Ipixuna, Canutama, Manicoré, e a zona rural de Manaus”, lembrou o titular da Sepror, Daniel Borges.

Mais informações

Para mais informações, o produtor interessado pode procurar uma das unidades locais do Idam em seu município.

FOTO: Isaac Maia/Sepror

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome