Desmoronamento interdita Porto de Parintins por tempo indeterminado

0
224

O Terminal Hidroviário de Parintins voltou a ser interditado, devido ao deslizamento de terra e desabamento do muro de contenção do prédio administrativo, ocorrido na manhã desta quinta-feira (27). O Corpo de Bombeiros, a Defesa Defesa Civil de Parintins e uma equipe da Secretaria Municipal de Obras vistoriaram toda a estrutura portuária.

Novas fissuras foram identificadas ao lado do prédio administrativo, o que representa risco iminente de desabamento. “Fizemos avaliação da dimensão da área afetada e detectados a possibilidade de haver um rompimento ainda maior, até mesmo com damos ao prédio administrativo. Resolvemos interditar o porto para cargas, passageiros e embarcações, por questão de segurança”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Barbosa Amorim.

A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Parintins, orientou os proprietários das embarcações ancoradas a saírem do local. O trânsito de veículos na ponte também foi interrompido, porque o desabamento chegou próximo a área da guarita. A liberação do trânsito, segundo o Corpo de Bombeiros, só será dada, a partir de uma avaliação técnica sobre os riscos da área. “A interdição é para garantir a vida de quem frequenta o porto”, pondera Barbosa Amorim.

O Porto de Parintins, pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério da Infraestrutura, é administrado pela iniciativa privada. Inaugurado em 2006, a instalação portuária pública já passou por várias reformas, por conta de sucessivas falhas no projeto de engenharia. A última interdição do Porto de Parintins havia ocorrido no final de 2019, por rompimento dos elos das balsas de atracação das embarcações.

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome