O Polo do Juruá da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou uma série tratativas voltadas ao atendimentos de indígenas das etnias Kulina e Kanamari. O defensor público e coordenador do polo, Vinicius Mariani, prepara um plano de trabalho para atender às demandas das populações originárias.
No último dia 17, a sede do polo, em Eirunepé, recebeu a vista de lideranças indígenas e representantes do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) que atende a região. “Eles visitaram a Defensoria para conhecer a nova unidade (inaugurada em fevereiro deste ano) e fizemos uma reunião para colher algumas pautas e demandas, especialmente educação, saúde e registros públicos”, disse Mariani.
“Após a visita, realizamos reunião com o cartório para melhorar o fluxo de atendimento da obtenção de documentos dos indígenas”, disse o defensor público. “Conversando com eles, montamos um formulário a ser preenchido pelo DSEI que poderá facilitar esse fluxo de atendimento no cartório. Então, os indígenas já vão sair do DSEI com o formulário dos documentos que precisam, do que é necessário para ser atendido no cartório, superando, assim, a barreira linguística”, explicou.
No dia 25, Vinicius Mariani e a equipe da DPE-AM estiveram na sede do DSEI para conhecer a estrutura e alinhar novas ações. “Durante a visita, vimos como funciona o órgão e conversamos com alguns indígenas que estavam em tratamento”, acrescentou o defensor.
“É a primeira vez que temos defensores fisicamente na região, então estamos fazendo esse primeiro contato, colhendo as principais demandas dessa população indígena, como deslocamento de professores para escolas, além de registros públicos e saúde”, finalizou Mariani.
Sobre o Polo do Juruá
Inaugurado em 25 de fevereiro deste ano, o Polo do Juruá fica localizado no município de Envira (a 1.159 quilômetros de Manaus), atendendo ainda Carauari, Itamarati, Envira, Ipixuna e Guajará. O prédio dispõe de uma ampla e moderna estrutura, preparada para receber a população com conforto e segurança. O local possui 12 guichês de atendimento, recepção com capacidade para acomodar 36 pessoas, sala para conciliação, cinco gabinetes para defensores públicos, além de rampas internas para garantir o deslocamento de pessoas com deficiência (PCD).
Foto: Divulgação