A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) publicou, nesta quarta-feira (3), o resultado das provas orais do 5º concurso para membro da instituição. A lista com os 58 aprovados foi publicada no Diário Oficial Eletrônico, disponível no link https://diario.defensoria.am.def.br/wp-content/uploads/2025/12/Edicao_2547-2025__publicada_em_03_dezembro_de_2025.pdf.
“Esse resultado marca o início de uma nova trajetória para quem sonha em servir à população amazonense. A Defensoria segue crescendo, com mais pessoas preparadas para ampliar o acesso à justiça”, disse o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa.
Conforme o chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, Bruno Soré, a fase de provas orais, que foram realizadas entre os dias 21 e 24 de novembro, “representa a última etapa de caráter eliminatório do concurso, na qual são avaliadas não apenas a formação jurídica, mas também a capacidade argumentativa, a articulação do raciocínio e a postura profissional dos candidatos”.
“A partir deste ponto, resta apenas a fase de títulos, que possui natureza exclusivamente classificatória. Portanto, em linhas gerais, podemos dizer que os nomes constantes da lista divulgada hoje são os aprovados no concurso”, ressaltou Bruno Soré.
A data da fase final de avaliação de títulos será divulgada posteriormente pela DPE-AM e pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca realizadora do certame.
Com edital publicado em 21 de março deste ano, o 5º concurso para Defensora e Defensor Público do Amazonas teve provas escritas objetivas realizadas em 15 de junho e as dissertativas, em 18 de agosto.
O concurso prevê preenchimento inicial de 10 vagas, podendo novas vagas serem preenchidas conforme a conveniência e a disponibilidade orçamentária da DPE-AM pelos aprovados remanescentes. Atualmente, há cerca de 80 vagas em aberto.
O certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da DPE-AM.
Os aprovados nomeados ingressarão na instituição como Defensores e Defensoras de 4ª Classe, que é a classe inicial da carreira, com atuação no interior.
Foto: Divulgação








