Com apoio do Governo do Amazonas, projeto usa blokchain e sustentabilidade para ajudar agricultores rurais

A ação tem o apoio da Fapeam, por meio do Programa Inova Amazônia-Módulo Tração

0
13

Unir a tecnologia blockchain e a sustentabilidade são as propostas da startup Btracer apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e em parceiria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa, fomentada pelo Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Edital Nº 001/2023, desenvolveu um token não-fungível (NFT), direcionado para identificar mudas de árvores nativas e produtivas na Amazônia, mantidas por pequenos agricultores.

Batizado de NFT Hope Green, a tecnologia usada para representar a propriedade de um item exclusivo permite que cada árvore tenha uma ficha de dados, que acompanha seu crescimento e impacto ambiental. As corporações que adquirem o aditivo digital financiam o cultivo e o cuidado dessas árvores, gerando renda sustentável para o agricultor e ajudando a restaurar a floresta.

O coordenador da Btracer, Marcio dos Santos Pessoa, destaca que o objetivo é ajudar o pequeno produtor que precisa plantar vários tipos, tanto de mudas florestais quanto produtivas. E que, muitas vezes, por causa do ciclo de uma produção, precisa eliminá-la para poder plantar uma outra, que tem um ciclo mais curto, e aí não há uma manutenção da floresta.

“Por meio dos NFTs, o produtor tem condições de esperar a produção, o que trará benefício de reflorestamento florestal e potencialização do comércio do pequeno produtor rural”, explicou.

Ele argumenta que o apoio da Fapeam foi fundamental no desenvolvimento do projeto por ser referência em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

“A Fapeam sempre foi uma fundação na linha de frente em relação à inovação, em trazer coisas novas para o mercado e dar condições para que as pesquisas pudessem se transformar em algo prático. Para nós, esse apoio nos ajudou muito em fazer validações, em explorar possibilidades de aplicações, utilizando uma tecnologia relativamente nova, que é o blockchain”, comentou Marcio Pessoa, ao destacar que ter a Fapeam como parceira traz uma validação em relação ao selo de qualidade, além de ser uma parceira estratégica para a startup Btracer.

De acordo com dados da Btracer, já foram plantadas 6.152 mudas, de 30 espécies diferentes, entre mudas florestais e mudas frutíferas. São 75 pessoas impactadas diretamente e 51 acres restaurados.

Na plataforma, ao adquirir o NFT, é possível ver o nome e o endereço do produtor rural, as mudas florestais e frutíferas plantadas e o histórico da família. A startup está em expansão com uma filial em Portugal para conseguir mais apoio através da compra do ativo digital na Europa.

Inova Amazônia

O Projeto Inova Amazônia – Módulo Tração tem o objetivo de fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, e que tenham como premissa a preservação e uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

FOTO: Acervo do coordenador da Btracer, Marcio dos Santos Pessoa

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome