O Programa de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tem sido um pilar fundamental no combate à obesidade e às doenças metabólicas, proporcionando uma mudança significativa na vida de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2023 até início de dezembro, o programa alcançou 70 pessoas, proporcionando não apenas a cirurgia, mas também um acompanhamento multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional do paciente.
A história de Clacy Santos, de 50 anos, é um exemplo de como o programa do Governo do Estado atua na vida das pessoas. Com 110 quilos e problemas de saúde graves, como artrose, pré-diabetes e complicações cardíacas, ela passou pelo processo completo de tratamento na FHAJ e teve sua vida transformada, pesando hoje 62 quilos. “Cheguei muito doente, mas fui acolhida por uma equipe maravilhosa. Hoje, me sinto uma nova mulher, com mais saúde e autoestima. A cirurgia bariátrica foi um divisor de águas na minha vida”, compartilhou Clacy, emocionada.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a programação de cirurgias bariátricas faz parte do programa Saúde Amazonas, implantado pelo Governador Wilson Lima para ampliar acesso aos serviços de saúde. “A nossa rede de saúde é ampla, assim como a nossa cartela de serviços, e trabalhamos para promover qualidade de vida aos amazonenses em diversas áreas, da prevenção à assistência”, disse.
O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, destaca o papel fundamental do Governo do Estado, que investiu na infraestrutura necessária para garantir a excelência no atendimento à população. O programa atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com foco em resgatar a qualidade de vida e a autoestima daqueles que sofrem com a obesidade e doenças metabólicas.
“A proposta do programa vai além da cirurgia. Oferecemos um atendimento completo, com acompanhamento multidisciplinar, desde o diagnóstico até o pós-operatório. O apoio do governador Wilson Lima reflete o compromisso com a saúde pública, proporcionando melhorias concretas na qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Menezes.
Acompanhamento Multidisciplinar
O cirurgião do aparelho digestivo da FHAJ, médico Sidney Chalub, explicou o processo do programa. “O tratamento começa com uma consulta com o cirurgião ou nutrólogo, que encaminha o paciente para nossa equipe multiprofissional. A reeducação alimentar é parte fundamental do processo e, caso a perda de peso não seja alcançada, o paciente passa por uma série de avaliações antes de ser indicado para a cirurgia. A bariátrica é realizada por videolaparoscopia, um método menos invasivo e seguro”, enfatizou.
Além da cirurgia, o acompanhamento pós-operatório inclui a orientação sobre reeducação alimentar e a gestão de comorbidades associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
Além de atender diretamente os pacientes, a FHAJ também investe na capacitação contínua dos profissionais de saúde. Recentemente, foi realizado um treinamento para melhorar o atendimento de pacientes pós-cirúrgicos, com foco em comorbidades associadas à obesidade. Esse esforço visa garantir o acompanhamento a longo prazo e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.
Desafios da Obesidade em Manaus
Manaus enfrenta índices alarmantes de obesidade, com 63,5% da população adulta com sobrepeso e 27% diagnosticada com obesidade, colocando a cidade entre as mais afetadas pela condição no Brasil. Esse cenário reforça a importância do programa e da capacitação de profissionais de saúde para tratar e prevenir doenças relacionadas à obesidade.
FOTO: Divulgação/FHAJ