O Cineclube de Arte proporciona aos cinéfilos regionais a chance de revisitar os curtas do cineasta Castro Jr. na mostra “Revivendo os Curtas do Cineasta Castro Jr.”. As exibições acontecem no sábado (11/04), às 18h30, no Cineteatro Guarany, uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos, a retrospectiva leva o público para momentos marcantes da história cinematográfica local, apresentando sete curtas-metragens. Destacam-se obras como “Bullying – Aconteceu Comigo”, que aborda as repercussões do bullying, e “Rambo da Amazônia – O Rapto da Professora”, estrelando Aldenir Coti como a versão amazonense de Sylvester Stallone em uma nova aventura.
Todas as obras têm roteiro e direção assinados por Castro Jr. “É uma imensa alegria poder apresentar meu trabalho ao público. Além disso, espero que minha trajetória inspire outros aspirantes a cineastas a produzir seus próprios curtas-metragens. O cinema é uma forma poderosa de expressão e comunicação, e é fundamental incentivar novos talentos a entrarem nesse universo criativo”, declara o cineasta.
Linha do tempo
Em outras ocasiões, os curtas-metragens do cineasta Manoel Castro Júnior já foram exibidos no Cineteatro Guarany, a exemplo do projeto “Cine Sem Sair de Casa” em 2021, em resposta às medidas de prevenção durante a pandemia da Covid-19, oferecendo ao público uma variedade de atividades artísticas durante esse período desafiador.
Curtas a serem exibidos
Piçarra – 2005 (Direção de Castro Jr.)
Making Off Piçarra – 2005 (Direção de Castro Jr.)
Bullying – Aconteceu Comigo – 2011 (Direção de Castro Jr.)
O Rambo da Amazônia – 2012 (Direção de Castro Jr.)
O Making Off de Rambo da Amazônia – 2021 (Direção de Castro Jr.)
A Pedra dos Desejos – 2011 (Direção de Castro Jr.)
X-9 – O Diário do Tráfico – 2009 (Direção de Castro Jr.)
FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa