Cigás promove ação de voluntariado em escola da rede estadual de ensino

Alunos participaram de série de atividades lúdicas e unidade educacional recebeu doações

0
6

Unindo responsabilidade socioambiental através de atividades lúdicas e entrega de benfeitorias, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou uma ação de voluntariado, envolvendo seus colaboradores, com a promoção de mais uma edição do “Cigás na Escola”. A iniciativa ocorreu na Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.

A escolha da unidade educacional se deu em razão de sua localização na rota do projeto gasoduto Norte-Leste, que está sendo construído e terá extensão total de 22,5 quilômetros. “Entendemos que, ao instalar o sistema de gasodutos, a Cigás passa a fazer parte da realidade das localidades e que, portanto, passa a ter uma responsabilidade maior com as comunidades, por isso, consideramos ser importante realizar iniciativas que possam contribuir ainda mais com a melhoria das condições da população”, frisa a coordenadora do “Cigás na Escola”, Mariana Bessa.

A Cigás proporcionou uma programação diferenciada para os alunos, que participaram de gincanas e jogos interativos, incluindo uma adaptação do caça ao tesouro, chamada de “caça aos tachões” – sinalização da rede de distribuição de gás natural (RDGN)”. Durante a realização das atividades, foram trabalhados temas como ética, cidadania e sustentabilidade.

Além disso, os alunos foram motivados a conhecer sobre o gás natural, suas utilidades, benefícios, a contribuição para o meio ambiente e ainda sobre o papel desempenhado pela Companhia como concessionária do serviço público de distribuição e comercialização dessa fonte de energia.

Como parte da ação, a Cigás também entregou benfeitorias importantes para a escola, como melhorias na quadra de esporte, doação de equipamentos esportivos e a instalação de um bebedouro industrial de grande porte nas proximidades da quadra, atendendo a uma necessidade da unidade de ensino.

Impacto positivo

O diretor da unidade educacional, Marivaldo Pinheiro, ressaltou a importância da iniciativa. “Essas ações sociais de empresas deveriam ocorrer sempre. Se cada uma adotasse uma escola, como a Cigás está fazendo, teríamos uma sociedade melhor. A gente percebe a felicidade dos nossos alunos com essas atividades. Uma ação, qualquer que seja ela, já faz a diferença na educação”, afirmou o diretor, que deixou a escola de portas abertas para futuras parcerias com a Companhia de Gás do Amazonas.

O impacto pedagógico do “Cigás na Escola” foi abordado pela professora de Ciências, Maria Domingas Delgado. Conforme ela, “a ação da Cigás promoveu nos alunos uma consciência cidadã, incentivando-os a levar adiante o aprendizado e a perceberem que, com pequenas atitudes, podem promover grandes transformações”.

A pedagoga, Lia Pereira, complementou, ao ressaltar a influência no aspecto comportamental. De acordo com ela, essas atividades são importantes porque incentivam o trabalho em grupo, o desenvolvimento da socialização e de estratégias. “Sair um pouco da sala de aula para uma atividade diferente é de fundamental importância para eles (os alunos)”, frisou.

A aluna do 6⁰, Herta Rafaella Figueira, disse que “amou” muito a experiência e aprendeu algumas coisas, como por exemplo, sobre reciclagem.

A coordenadora do projeto, Mariana Bessa, expressou o sentimento da equipe de voluntários da Cigás. “O sentimento é gratidão e orgulho de trabalhar em uma empresa que cultiva a responsabilidade social e se preocupa com a comunidade”, destacou.

Foto: Divulgação/Cigás

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome