Centro de Operações do Hospital Delphina Aziz é destaque em evento nacional

Participantes do Encontro da Rede Cieges conheceram a tecnologia de ponta que eleva nível de gestão da unidade

0
7

Participantes do 5º Encontro Nacional da Rede Cieges conheceram, na sexta-feira (18/07), o Centro de Controle Operacional (CCO) do Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus. Considerado um marco no estado na inovação em gestão hospitalar, o espaço foi visitado por representantes de 17 estados que se impressionaram com o nível da tecnologia aplicada para garantir segurança e alta qualidade aos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Amazonas.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a visita permite compartilhar com os gestores as soluções tecnológicas utilizadas em unidades do SUS no Amazonas, como é o caso do Delphina Aziz, que integra o Complexo Hospitalar Norte.  

“Estamos apresentando como é feito o monitoramento estrutural do Hospital Delphina Aziz, garantindo segurança e qualidade no atendimento. O painel de segurança mostra desde o momento em que o usuário embarca no transporte até o deslocamento interno no hospital. Também apresentamos o controle nutricional, que acompanha em tempo real a temperatura, qualidade e momento do serviço de alimentação, conforme prescrição da equipe multidisciplinar”, destacou a secretária.

Para Leonardo Marques, diretor da Opy Health, empresa que gerencia a parte operacional da unidade, o CCO foi desenvolvido com foco em eficiência e integração dos serviços do hospital. “Aqui conseguimos monitorar em tempo real os serviços  de manutenção, higiene, segurança, temperatura dos equipamentos e o funcionamento pleno da infraestrutura. Tudo isso garante melhores condições de trabalho às equipes assistenciais e mais qualidade no atendimento ao paciente”, explicou.

Entre os setores visitados, os participantes conheceram o Painel de Controle da Operação de Nutrição, que permite o monitoramento digital de todas as etapas da alimentação hospitalar, desde a prescrição até a entrega. 

O coordenador do setor de Nutrição e Dietética, Thiago Lucas, destacou a utilização da tecnologia IoT (Internet das Coisas) no processo. “Hoje, produzimos cerca de 140 mil refeições por mês. Com a tecnologia, temos segurança alimentar, rastreabilidade e eficácia operacional em toda a cadeia de produção de alimentos”, disse.

Outro destaque é o sistema de controle digital de ocupação de leitos e o monitoramento térmico automatizado dos equipamentos hospitalares. A infraestrutura também conta com painéis de Business Intelligence (BI) em tempo real e um mapa digital que acompanha o deslocamento dos carros térmicos dentro da unidade.

A coordenadora do Cieges de Pernambuco, Nila Queiroz, elogiou a organização da unidade e ressaltou a importância de conhecer boas práticas de gestão. “Foi uma experiência enriquecedora. É um case de sucesso. A gestão de processos é muito bem estruturada. Isso nos inspira a aplicar essas boas práticas em nossos estados”, afirmou.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM 

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome