A professora Iderclecia Dantas foi uma das primeiras pacientes atendidas no início de funcionamento da Carreta de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), nesta segunda-feira (17/06). A unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) permanece no município até 5 de julho, com a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia. As carretas, que antes se concentravam na capital, agora estão também cumprindo agenda no interior, na Região Metropolitana de Manaus.

Iderclecia realizou exame de ultrassonografia. Durante o atendimento, ela explicou que vem uma vez ao ano para Manaus, a fim de realizar os exames ginecológicos. A professora comemorou a iniciativa da SES-AM de levar a Carreta para o interior, ampliando e facilitando o acesso dos usuários. “O atendimento na Carreta foi muito bom e rápido. Foi maravilhoso”, destacou.

De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, a previsão é que sejam atendidas cerca de 1.650 pessoas no município. A secretária ressalta que o deslocamento das carretas aos municípios da Região Metropolitana de Manaus tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Segundo ela, essa é uma ação que faz parte do Programa Saúde Amazonas, do Governo do Estado. “É uma iniciativa pioneira, seguindo a orientação do governador Wilson Lima, de fazer chegar a todos, os serviços de saúde pública de qualidade”, declarou.

A secretária explicou que a outra unidade móvel da SES-AM segue com atendimentos no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), onde permanece até o dia 21 de junho. “Em Itacoatiara, atende não apenas os moradores daquele município, mas das cidades vizinhas, como São Sebastião do Uatumã, Itapiranga e Silves”, destacou.

Serviços

Em Novo Airão, a Carreta de Apoio à Saúde está posicionada no Ginásio Municipal Luiz Jorge Ferrari, na rua Pedro Sabo Mendes, s/nº, Centro, com atendimentos das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

A secretária executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, informa que, para a realização dos exames na unidade móvel, é necessário apresentar o encaminhamento médico. “Os exames são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas”, esclarece Rita Almeida, frisando que a expectativa é realizar 750 mamografias e 900 ultrassons no município.

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome