A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) participará, a partir desta terça-feira (27/08), da Caravana da Monilíase – É Preciso Conhecer Para Combater, que vai percorrer comunidades dos municípios de Urucurituba, Silves e Itacoatiara (a 208, 204 e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente) até quinta-feira (29/08).
Encabeçada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a iniciativa tem o objetivo de informar produtores rurais e a população em geral sobre a Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro, causada pelo fungo Moniliophthora roreri. A praga é devastadora em plantas do gênero Theobroma e Herrania, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e renda dos agricultores, além de redução da oferta dos frutos no mercado.
Dinâmicas, rodas de conversa, palestras e demonstrações de como identificar a presença do fungo estão entre as atividades de educação sanitária previstas na Caravana. Na sede do município de Urucurituba, as ações acontecerão, na terça-feira, no Centro de Convivência do Idoso, às 9h. Na quinta-feira (29/08), haverá atividades nas Escolas Municipais Suzete Tundis (9h) e Armando Ketler (14h) e na Escola Estadual Maria Arruda (14h).
Na Vila Augusto Montenegro, a Caravana passará pelo Centro Social Comunitário, na terça-feira (27/08), às 14h, seguindo, na quarta-feira (28/08), para a Escola Estadual Licínio de Araújo (às 9h e às 19h) e pela Escola Municipal Hilda de Araújo (14h). No último dia, as atividades voltam ao Centro Social Comunitário, às 14h.
Ainda em Urucurituba, na Comunidade Santa Cruz, as atividades acontecerão no Centro Social Comunitário, na terça-feira (27/08) e quarta-feira (28/08), respectivamente, às 15h e 9h, e, na quinta-feira (29/08), na Escola Municipal Carmelo Priante, às 9h. No Distrito de Itapeaçu, a Caravana levará atividades, na quarta-feira (28/08), para a Feira Municipal de Itapeaçu (9h), e para a Escola Estadual Esperança (14h). Na Comunidade Ponta Grossa, o encontro será no Centro Social Comunitário, quarta-feira, às 14h, e, na Comunidade Equador, na quinta-feira, às 9h, também no Centro Social Comunitário.
Em Silves, também na quarta feira, as ações serão realizadas no Centro Social Comunitário, na Comunidade Pai Thomaz, às 8h; e, às 11h, no Centro Social Comunitário da Comunidade Santa Maria do Rebujão.
O último dia de programação da Caravana também terá atividades na zona rural de Itacoatiara, na Associação de Produtores Rurais da Comunidade Corpo de Cristo, às 9h.
Esta será a terceira edição da Caravana da Monilíase no Estado, que tem percorrido comunidades do Amazonas para alertar a população sobre a praga, que teve o primeiro foco detectado no Brasil em julho de 2021, no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. No Amazonas, focos já foram confirmados em Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Urucurituba.
“A ideia da caravana é levar informação e conscientizar a população de Urucurituba e comunidades produtoras de cacau e cupuaçu de municípios próximos sobre a praga através de novas metodologias ativas em educação fitossanitária. Dialogaremos com alunos, produtores rurais e lideranças sobre as características e impactos dessa nova praga, assim como sobre as principais medidas preventivas para evitarmos a disseminação para outras comunidades e municípios”, pontua o engenheiro agrônomo da Adaf Acássio Eugênio.
Além do Mapa e da Adaf, participam da iniciativa a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
FOTO: Divulgação/Adaf