Os municípios de Boa Vista do Ramos, Presidente Figueiredo e Barreirinha foram destaques no alcance das metas do Selo Unicef edição 2021-2024. Promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, com apoio do Governo do Amazonas, a certificação visa estimular e reconhecer avanços concretos em relação às políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
A cerimônia de premiação dos 29 municípios certificados acontece nesta quinta-feira (05/12), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, destacou o empenho do Governo do Estado na articulação e apoio aos municípios. “O governador Wilson Lima abraçou a causa, colaborando com o Unicef para mobilizar os municípios na execução das ações e cumprimento das metas exigidas. O resultado foi 29 municípios certificados, três vezes maior que na edição passada, quando apenas oito alcançaram as metas”, disse.
Em Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), o percentual de crianças de 1 ano que receberam a vacina tríplice viral saltou de 34,5% em 2020 para 101,5% em 2023, ultrapassando a meta de 95% estabelecida. De acordo com a articuladora do município, Roziney dos Santos, a cobertura vacinal era o grande gargalo. A estratégia adotada pela equipe de saúde do município, conta ela, foi fazer uma busca ativa, após um mapeamento para entender quem eram as crianças e por que não tinham sido vacinadas.
“Esse controle da saúde aciona os seus ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e as UBS (Unidades Básicas de Saúde), então as equipes iam a campo e conseguia fazer a cobertura, tanto que nós ultrapassamos a cobertura vacinal”, explicou.
Roziney dos Santos destaca ainda a importância do suporte da equipe do Governo do Amazonas, do Unicef e da instituição parceira Visão Mundial. “Eles conseguiam trazer as técnicas, as informações de forma rápida para nós, estavam sempre de prontidão para sanar as nossas dúvidas, a nos apoiar diversas vezes, faziam várias reuniões para tirar as nossas dúvidas. Todo esse apoio foi fundamental”, contou.
O município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital) foi destaque na área da Educação. O percentual de evasão escolar no Ensino Fundamental reduziu de 3% para 1,2%, superando a meta de 2,7% que havia sido estabelecida. O aumento do índice significou 300 rematrículas na rede de ensino.
Segundo a mobilizadora da área da Educação do município, Edilene Reis, foram realizadas diversas ações como busca ativa escolar, oferta de vagas em creches e escolas de educação infantil, projetos de recomposição de aprendizagem, formação continuada de professores e construção de escolas.
“Nós desenvolvemos diversos projetos, seminários, palestras que envolveram toda a comunidade escolar e as famílias, com apoio do Estado e do governo federal, para conseguirmos ter sucesso. Destaco também o trabalho intersetorial e da equipe multiprofissional que foi realizado entre as secretarias de saúde, educação e assistência social que foi muito importante para conseguirmos esse resultado”, afirmou.
Em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), o índice de abandono escolar no Ensino Fundamental reduziu de 4,1% para 2,2% entre 2019 e 2023, bem acima da meta de 3,8% estabelecida. A busca ativa dos estudantes também foi uma das principais estratégias adotadas, conforme explica a articuladora do município, Lucilene Ribeiro.
“Foi um desafio muito grande. Além da busca ativa, tivemos vários projetos desenvolvidos que contribuíram para esse resultado. Isso mostra que toda a equipe está comprometida, não só pela certificação, mas para fazer o melhor pelas nossas crianças e adolescentes. E o trabalho vai continuar porque sabemos que educação está em primeiro lugar e é primordial para todos”, afirmou.
Reconhecimento
As cidades certificadas passam a fazer parte de um grupo reconhecido internacionalmente pelos avanços em favor da infância e da adolescência. Com a certificação, a logomarca do Selo Unicef também poderá ser utilizada pelos municípios, o que dá visibilidade, abertura e benefícios em avanços em outros projetos.
Os 29 municípios que receberão a certificação são: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba.
Estavam inscritos nesta edição 55 municípios, que passaram por avaliação. A quantidade dos que conseguiram aprovação para a certificação, este ano, é mais de três vezes maior do que no período de 2017-2020. Na edição anterior, apenas oito dos 61 municípios do interior do Amazonas haviam alcançado as metas.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE