Um bebê de quatro meses, em estado grave de bronquiolite aguda, foi resgatado na tarde desta terça-feira (12/08) pela equipe do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Este foi o quinto resgate aeromédico realizado pelo setor em oito dias.
O atendimento ocorreu na comunidade Santa Maria, localizada na zona rural de Manaus, após o acionamento feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 13h, de acordo com o delegado Rafael Montenegro, coordenador do Dioa.
“A comunidade fica a 75 quilômetros de Manaus e chegando no local foi constatado que o bebê estava com bronquiolite aguda grave. A criança foi estabilizada e acompanhada pela mãe, trazida para a capital para ser levada a uma unidade hospitalar”, explicou a autoridade policial.
Produtividade
No período de oito dias, o Dioa realizou o resgate de cinco pessoas em comunidades da zona rural de Manaus e interior do Amazonas. O caso mais recente ocorreu na segunda-feira (11/08) quando a equipe auxiliou no atendimento a um idoso com quadro de insuficiência respiratória, na comunidade Lindo Amanhecer.
Para o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, a atuação do setor é essencial para garantir que pessoas que moram em áreas remotas e de difícil acesso sejam atendidas com rapidez e segurança.
“O Departamento Aéreo tem um papel fundamental, seja em salvamentos, no transporte de recursos ou no deslocamento de pessoas que precisam de atendimento hospitalar na capital. É, portanto, um recurso imprescindível para ações de busca, salvamento e transporte aeromédico”, ressalta o delegado.
Procedimentos
Após a chegada à sede do Dioa, a mãe e a criança foram acolhidas pelo Samu e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste (HPSC-ZO), no bairro Compensa, zona oeste da capital amazonense.
Foto: Divulgação/SSP-AM