A delegação do programa “Manaus Olímpica” estreou bem no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu de 2024, em Barueri (SP). A competição começou no sábado, 20/4. A prefeitura, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), garantiu a participação de 100 atletas amazonenses na competição, ao custear passagens aéreas e assegurar ajuda de custo.
O primeiro dia de disputas rendeu cinco medalhas na categoria Juvenil, depois de 13 combates envolvendo atletas amazonenses. Destaque para a jovem Maria Eduarda Martim (faixa azul, peso leve), que faturou duas medalhas de ouro.
O professor Samuel Oliveira, que está acompanhando a delegação, fez um balanço da estreia. “Os atletas da equipe que representa o ‘Manaus Olímpica’ lutaram muito bem, em alguns acho que a adrenalina subiu muito, perderam por detalhes, algumas coisinhas, alguns ajustes que não levaram ao pódio. Outros não conseguiram subir no pódio, mas representaram. A Maria Eduardo brilhou na categoria absoluta e outros ficaram em terceiro lugar. Em geral, o primeiro dia de competição foi ótimo”, disse.
Além de Maria Eduarda, também subiram ao pódio Tony Guilherme Barros (faixa azul, peso leve), Raissa de Souza Pereira (faixa azul, peso galo) e Khindrya Jaianne Santos (faixa azul, superpesado), que garantiram uma medalha de bronze cada um.
“Pelo segundo ano consecutivo, proporcionamos a presença dos atletas manauaras neste campeonato de altíssimo nível, que certamente vai resultar em medalhas e muito aprendizado para a evolução de todos na modalidade”, pontuou Aurilex Moreira, diretor-presidente da FME.
A delegação, que hoje representa a cidade e o Estado entre os grandes talentos da modalidade no Brasil, foi formada por atletas qualificados em uma seletiva realizada pela prefeitura, que teve mais de 1.300 inscritos em março. O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu segue até o dia 28 de abril, com mais amazonenses a lutar por novas medalhas.
Foto – Divulgação / FME