Atendimento na Central da Sefaz passa a ser realizado apenas por agendamento

Recurso é exclusivo para orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre serviços

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A partir do dia 17 de março, os atendimentos realizados na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), serão realizados exclusivamente por meio de agendamento prévio. A medida, que engloba todos os serviços disponíveis na secretaria, tem como objetivo otimizar o atendimento e reforçar a utilização dos canais virtuais disponíveis para os contribuintes no site da instituição.

O recurso, conforme explicou a secretária de assuntos administrativos da Sefaz, Alana Valério, é exclusivo para orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre serviços.

“Destacamos que todos os serviços oferecidos ao cidadão e ao contribuinte podem ser realizados de forma virtual, sem a necessidade de deslocamento até a secretaria. Mas, caso o contribuinte tenha dúvidas ou necessidade de um atendimento específico que não possa ser resolvido pelos meios virtuais ou pelos demais canais de atendimento, poderá agendar um atendimento presencial na CAC”, explicou a secretária.

Entre os serviços disponíveis estão: a emissão de documentos fiscais; consulta de débitos; parcelamentos; cadastramento de empresas; Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD); desembaraço de mercadoria; nota fiscal avulsa; demandas relacionadas à fiscalização e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

“O atendimento agendado para questões envolvendo o IPVA iniciou no mês passado e, agora, com a inclusão do agendamento para os demais serviços, vamos otimizar e facilitar ainda mais a vida do cidadão e contribuinte, que vai chegar aqui e ser atendido na hora marcada, sem precisar ficar em fila”, explicou o chefe da CAC, Daniel Josué de Souza.

Em caso de dúvidas os contribuintes podem acessar os serviços pelo site da instituição, por meio do “Fale Conosco”, o atendimento on-line e o chat, que é um serviço disponível para alguns serviços disponíveis no portfólio de serviços da Sefaz, localizado no site da instituição.

Como agendar um atendimento presencial

Ao entrar no site da Sefaz (https://www.sefaz.am.gov.br/), o contribuinte pode agendar o serviço tanto pelo portfólio de serviços, disponibilizado na página principal, como pela página de busca clicando em agendar atendimento presencial.

Ao acessar a página, clicar no botão “INICIAR” e escolher o serviço para o atendimento.

Na ocasião o contribuinte deve se identificar, seguindo as orientações e em seguida, escolher o local, o dia e o horário do atendimento. Opcionalmente, pode descrever a razão do atendimento, mas é obrigatório informar telefone e e-mail.

Antes de finalizar, é possível revisar todas as informações e, se estiverem corretas, concluir o agendamento. Por fim, o sistema fornece um comprovante para impressão ou visualização em PDF.

A Sefaz reforça que o atendimento no local é para orientação sobre os serviços, que por algum motivo, não puderam ser resolvidos de forma virtual.

O atendimento presencial na CAC fica localizada no prédio anexo da Sefaz, no edifício Ozias Monteiro, na rua Franco de Sá, 263, São Francisco, atrás do prédio principal da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Foto: Divulgação/Sefaz

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