Após três semanas de visita técnica, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), concluiu o mapeamento dos estabelecimentos turísticos em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Ao todo, 77 empreendimentos foram catalogados pela equipe técnica durante a visitação, realizada no período de 11 a 25 de novembro no município.
A visita técnica contou com a parceria da Prefeitura de Iranduba e teve como objetivo principal identificar os serviços turísticos ofertados no município, localizado na região metropolitana de Manaus, com foco no planejamento de ações estratégicas para fortalecer o turismo local.
“Com essa parceria, conseguimos realizar um mapeamento detalhado das opções turísticas de Iranduba. Essa iniciativa é essencial para garantir que o município tenha uma estrutura turística que atenda à crescente demanda de turistas e se destaque como um destino de lazer próximo a Manaus”, enfatizou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
Ainda durante a ação, a equipe da Amazonastur realizou orientações sobre o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur) bem como a divulgação das campanhas institucionais “Alô Turistas”, “Nunca Toque” e “Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Também foi promovida a ferramenta Amazonas To Go, que facilita o acesso a informações turísticas para visitantes e empreendedores da região. Atualmente, 34 estabelecimentos de Iranduba, entre hoteis, restaurantes, balneários e outros, estão cadastrados na plataforma criada pela Amazonastur.
O empreendedor Rafael Rocha, proprietário de um café regional em Iranduba, comentou a importância da parceria para o crescimento do setor local e a promoção do turismo na região.
“Essa parceria tem uma grande visão e traz benefícios para o município e os negócios locais. A cultura do café, nosso carro-chefe, está sendo fortalecida. Esse incentivo é fundamental para alavancar nossos serviços e melhorar o turismo na região”, afirmou Rocha.
Com o mapeamento, a Amazonastur vai criar uma conexão estratégica com os estabelecimentos turísticos, integrando-os a novos roteiros próximos a Manaus, fortalecendo a promoção do destino. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados e oferecer alternativas de lazer seguras e atrativas para turistas e moradores.
FOTO: Lucas Silva /Amazonastur