A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu representantes da Fundação Bill & Melinda Gates, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Rio de Janeiro) e uma comitiva da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP). A visita ocorreu em Manaus, entre os dias 2 e 6 de outubro, reunindo 45 participantes.
O encontro ficou registrado como um marco estratégico na vigilância em saúde pública, ao fortalecer parcerias internacionais e promover a troca de boas práticas brasileiras. A programação abordou a adaptação às mudanças climáticas na Amazônia e estratégias de preparação e resposta rápida a emergências em saúde.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o encontro amplia fronteiras do diálogo em saúde. “Avançar em estratégias exige diálogo contínuo e troca de vivências no serviço de saúde. Aqui no Amazonas, com nossas especificidades, incluindo distâncias gigantescas e desafios logísticos, essa troca é ainda mais essencial”, avaliou.
A gerente de Operações de Emergência em Saúde e representante da Fundação Bill & Melinda Gates, Alaab Abouzeido, destacou o caráter transformador da cooperação. “O objetivo é compartilhar o conhecimento que o Brasil desenvolveu em saúde pública com outros países. Conversei com representantes africanos que destacaram levar experiências valiosas para seus territórios.”, afirmou.
Na mesma linha, o médico do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde, Diogo Simões, ressaltou o papel do Brasil como referência para os países lusófonos. “Tem sido uma experiência enriquecedora, com dias de intensas discussões técnicas. O Brasil é uma grande referência em saúde pública. É inspirador observar como o país organiza a preparação, já que respostas tardias muitas vezes não são eficazes. Essa visão nos motiva a aplicar soluções em nossos contextos”, destacou.
Ação integrada
A programação contou também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que compartilharam experiências exitosas no enfrentamento a emergências em saúde pública, evidenciando a força da integração entre instituições locais, nacionais e internacionais.
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP