Os atrativos naturais, culturais e gastronômicos do Amazonas ganharam destaque na World Travel Market (WTM) Londres, uma das mais importantes feiras de turismo internacional, realizada de 5 a 7 de novembro, no Reino Unido. O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), participou dos três dias de evento que reuniu os principais expositores, operadores e representantes do setor no mundo.
Durante os três dias da WTM Londres, a Amazonastur promoveu os principais roteiros e atrativos turísticos para operadores do Reino Unido, além de agentes de viagem, influenciadores e demais representantes do setor turístico. Cerca de 40 atendimentos foram realizados ao público business-to-business (B2B), que tiveram disponíveis no espaço mapas turísticos da cidade de Manaus e artesanato regional.
“A WTM é uma das feiras mais importantes do mundo e, justamente, por isso é importante a Amazônia estar presente aqui, tive a oportunidade de falar com a Amazonastur para ver as possibilidades de colaboração para divulgar o destino Amazonas”, disse o agente de viagem Massimiliano Filippi.
Em parceria com a Embratur, a TAP e o trade local, a Amazonastur realizou uma apresentação dos principais produtos turísticos da região e em seguida um sorteio especial entre os operadores europeus.
“Estou animada por ter vencido e ir para o Amazonas. Nunca fui à Amazônia Brasileira, só fui ao Rio, então, estou bem empolgada, mal posso esperar para ver os animais. Estou entusiasmada para ir e muito obrigada pela chance de ter vencido o sorteio e pela oportunidade”, contou a vencedora Victoria Harford.
Rota aérea para a Europa
A presença do estado na feira reforça o protagonismo do destino Amazonas para os turistas estrangeiros, em especial aos europeus, que contam agora com uma rota aérea entre a capital amazonense e a Europa. Trata-se da retomada do voo Manaus-Lisboa, operado pela companhia TAP Air Portugal.
Na avaliação do presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a participação do Amazonas no estande cooperado com a Embratur na WTM Londres foi um sucesso.
“O Governo do Amazonas está muito contente em participar no estande cooperado com a Embratur na WTM Londres para promoção do nosso destino. A Amazonastur sai com um balanço positivo, sabendo o quão importante é estarmos no mercado europeu, principalmente com a retomada do voo da Tap, que liga Manaus a Lisboa”, enfatizou Ribeiro.
Segundo levantamento da Amazonastur, a expectativa com o resgate do trecho que conecta a capital amazonense à portuguesa é de um acréscimo de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o deslocamento de estrangeiros para o Amazonas.
“O retorno do voo Manaus-Lisboa é uma excelente maneira dos britânicos chegarem ao portal de entrada para visitar a Amazônia Brasileira. O público britânico busca aventura, natureza e cultura, e isso o estado do Amazonas tem muito a oferecer”, declarou o coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, Alisson Andrade.
FOTO: Rafaela Gonzalez/Amazonastur