Amazonas adere a pacto inédito para aprimorar gestão pública

Acordo fortalece a cooperação federativa em prol da modernização do estado e melhoria dos serviços públicos

0
5

O Amazonas deu mais um passo rumo à modernização da gestão pública, nesta terça-feira (26/08), com a adesão ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação, durante a abertura do XIV Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília (DF). 

Com o acordo, o Amazonas passa a integrar a maior rede federativa de cooperação em gestão e inovação do país, ao lado de outros 19 estados. A iniciativa fortalece a transformação digital, amplia o acesso a soluções modernas do Governo Federal e garante mais eficiência nos serviços prestados à população.

O Pacto reafirma o compromisso dos 10 estados que integram o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) e marca a adesão de outros 10, incluindo o Amazonas, ampliando o alcance das soluções digitais e de capacitações oferecidas pelo governo federal. 

“O pacto representa a união de esforços para modernizar a administração pública, reduzir custos e oferecer resultados mais rápidos e efetivos para os cidadãos”, destacou o secretário Vivaldo Michiles Neto.

O PNGI é coordenado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e reforça a ideia de que a cooperação federativa e a transformação digital são caminhos para uma administração pública mais eficiente, inclusiva e capaz de responder às necessidades da sociedade. 

A iniciativa também servirá de apoio para impulsionar a reforma administrativa pela cooperação federativa, articulando ações conjuntas para fortalecer capacidades estatais e modernizar o Estado. 

Durante a abertura do Consad, a secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Mori, destacou que o Pacto Nacional de Gestão e Inovação representa a união de esforços entre União, estados e municípios para modernizar a administração pública e ampliar a eficiência dos serviços. Segundo ela, o programa leva aos entes federativos soluções já testadas pelo governo federal, como a Carteira de Identidade Nacional e sistemas eletrônicos que eliminam o uso de papel. “Esse pacto é um marco porque consolida a cooperação federativa. Ele mostra que a modernização do Estado só acontece de forma plena quando chega à população nos municípios”, afirmou.

Foto: Luiz Felipe / Sead Amazonas

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome