Em busca de diálogo e mudanças para os próximos quatro anos, os candidatos da chapa Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo), se reuniram nesta quinta-feira, 17/10, com empresários e profissionais que integram o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM). Durante o encontro, foram discutidos problemas históricos enfrentados pelo setor em Manaus e foi solicitada a adesão a propostas de melhorias, que têm sido negligenciadas pela atual gestão do prefeito David Almeida (Avante).
O candidato a prefeito Capitão Alberto Neto destacou a burocracia excessiva presente na administração municipal e criticou a falta de ação do atual prefeito para melhorar a vida de quem trabalha, gera emprego e fomenta a economia.
“Manaus precisa ser desburocratizada. A mudança começa com a saída desse prefeito, que tem feito muito mal à nossa cidade, especialmente ao setor da construção. Ele não regulamentou o Código Florestal, o que impede construções em áreas importantes, como Educandos, Compensa, São Raimundo e Ponta Negra. A burocracia na prefeitura é tão grande que tem afastado grandes investidores. Vamos também criar o Comitê de Desburocratização, com a participação do Sinduscon”, afirmou o Capitão Alberto Neto.
O candidato do PL falou sobre um novo Plano Diretor para a cidade, com foco na verticalização e na geração de renda. “Esse plano vai criar novas áreas de interesse social e promover a verticalização da cidade, aumentando o gabarito e facilitando a construção, o que vai reduzir o custo dos empreendimentos e aumentar a criação de empregos em Manaus. Queremos transformar a cidade em um verdadeiro canteiro de obras, ajustando calçadas e vias, e planejando um projeto de mobilidade urbana”, concluiu o Capitão.
A candidata a vice-prefeita, Maria do Carmo Seffair, também reforçou a necessidade de desburocratização, defendendo uma gestão mais enxuta e eficiente, voltada para o desenvolvimento das pessoas.
“Eu sou de direita e não tenho dúvida: a gestão precisa ter um viés liberal, que defenda um Estado desburocratizado, enxuto e eficiente, com foco nos indicadores para resolver os problemas. Isso é promover o progresso. É exatamente isso que queremos e vamos trazer para essa gestão. Transformar a vida das pessoas não envolve só palavras, mas também a criação de políticas públicas, isenções de impostos e incentivos fiscais. Eu e Alberto vamos trazer o que essa cidade realmente precisa.”
O presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza, destacou que o diálogo entre o sindicato e o candidato é essencial, tanto para entender as propostas quanto para fortalecer o setor da construção civil, que é um dos pilares da economia local.
“Esse diálogo é muito importante. Precisamos trazer nossa experiência, tratar da desburocratização e de tudo o que é necessário para tornar Manaus uma cidade melhor para se viver e trabalhar. O setor da construção é vital. Tudo o que se desenvolve passa pela construção civil: indústria, comércio, hospitais, saneamento; qualquer outra frente depende da construção. Se tivermos uma gestão que vai investir na cidade, conforme prometido pelo Capitão Alberto, e que atenda às necessidades dos nossos empresários, estaremos muito abertos a essa proposta”, declarou.
FOTO – Tadeu Rocha