A programação do Agendão Cultural deste fim de semana está repleta de eventos e apresentações que irão encantar o público. De sexta a domingo (27 a 29/09), uma programação diversa acontece nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
A programação inclui espetáculos variados, exibições de longas-metragens, a primavera de museus e festivais de cinema. Haverá também rodas de capoeira, um encontro de motociclistas, show de humor e diversas exposições para os apreciadores da arte contemporânea.
Além de concertos matinais que oferecem uma trilha sonora perfeita para começar o dia. Para encerrar, acontece uma troca de livros e um emocionante festival de corais no domingo (29/09).
Longa-metragem
Nesta sexta-feira (27/09), às 15h30, o Teatro Amazonas recebe a longa-metragem “Roberto Kauane e a Câmera do Dr. Salim”, com direção de Jean Robert César, do Amazonas (AM). Roberto Kahane é um renomado diretor cinematográfico brasileiro, com uma trajetória marcada pela sua paixão pelo cinema e pela Amazônia.
Nascido em Manaus, cresceu no entorno do Teatro Amazonas, e desde cedo teve contato com o universo do cinema. Esta obra retrata o cineasta Roberto Kahane, seu pai, Dr. Salim Kahane, e a importância de seu acervo cinematográfico.
O longa integra a programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. O evento é gratuito e tem classificação de 12 anos.
Encerramento do Festival
A sessão de encerramento da programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte acontece nesta sexta-feira (27/09), às 19h no Teatro Amazonas, com o longa-metragem “Oeste Outra Vez”, com direção de Érico Rassi, de Goiás (GO). Na ocasião, também acontece uma cerimônia de premiação, às 21h. O evento é gratuito e tem classificação de 14 anos.
Mais filmes
O Teatro da Instalação recebe nesta sexta-feira (27/09), das 9h às 13h, o “Ciclo de Oficinas duplo filme de Cinema e Distribuição”, com Ricardo Manjaro e Henrique Amud. A programação conta com direção cinematográfica; roteiro cinematográfico de curta-metragem; pesquisa de imagem de arquivo para audiovisual; distribuição de curta-metragens para festivais. O evento integra a 6° edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Nesta sexta-feira e no sábado (27 e 28/09), o Cine Carmen Miranda, localizado na Rua do Congresso, nº 10, no centro, apresenta uma programação especial, a partir das 17h30. Na sexta, serão exibidos “Vestida para Matar” e “Carrie a Estranha”. No sábado, a programação inclui “Chuvas de Novembro”, “Por detrás do arco-íris” e “Um Quarto Elemento”, seguida de um bate-papo com o diretor J. Juliano. Às 19h, também será exibido “Levante (2024)”, com entrada gratuita.
Esse projeto também é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Capoeira
Nesta sexta-feira (27/09), a partir das 19h30, acontece a “Roda de Abertura”, evento de capoeira organizado pelo Instituto Cultural Alforria (I.C.A), com a apresentação de convidados, incluindo três representantes de Belém do Pará. A roda acontece na Lagoa do Japiim, situada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim.
No sábado (28/09), das 10h às 11h, ocorrerão oficinas, palestras e um bate-papo, na Sede do Instituto Cultural Alforria (I.C.A), situada na Rua João Gomes, Quadra 07, número 14, no bairro Novo Aleixo. E à tarde, das 17h30 às 20h30, haverá a cerimônia de batizado, troca de cordas, formatura e reconhecimento de mestres, onde o traje exigido será roupa branca ou vestimenta do grupo.
A programação integra o “3º Movimento Cultural Alforria – troca de graduações e formaturas”, um evento que reúne mestres de capoeira e tradições da cultura local. O evento é gratuito.
O evento é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e é realizado pelo Instituto Cultural Alforria, sob a organização do mestrando Maurício de Souza, que vêm desenvolvendo atividades todos os meses, com o intuito de movimentar a cultura popular nos bairros de Manaus e no interior do Amazonas.
Cultura nipônica
Nesta sexta-feira (27/09), a partir das 18h, acontece a abertura do “Jungle Matsuri 2024”, o maior Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa da região Norte, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery, 5001, bairro Flores. A programação inclui concursos de cosplayers, palestras, muita comida japonesa, shows musicais, Boi-Bumbá e diversas atividades. O evento ocorre também no sábado (28/09), das 10h às 22h; e no domingo (29/09), de 10h às 20h. Com entrada gratuita.
Primavera de Museus
No sábado (28/09), às 9h, o Centro Cultural Palacete Provincial sediará a apresentação teatral – “Estórias que meu pai contou”, com a participação do Grupo de idosos da Fundação Universidade Aberta Da Terceira Idade (Funati). O espetáculo ocorre no Auditório Coronel Pedro Henrique Cordeiro Junior, e a entrada é gratuita.
Ainda no Centro Cultural Palacete Provincial, neste sábado (28/09), das 9h às 15h, acontece a cerimônia de encerramento da exposição “DES.INVENÇÃO”, com programação cultural realizada pela curadoria e artistas participantes na Galeria Manoel Santiago. O evento possui classificação livre e entrada gratuita. Ambos os eventos integram a Primavera de Museus.
Encontro de motociclistas
Neste sábado (28/09), das 17h à 00h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia receberá o evento “Projetos Motociclista Sangue Bom”, organizado pelo grupo Almas Livres MC, sob a liderança do presidente Pires. A celebração marca os 40 anos do grupo e contará com atrações especiais, incluindo a Banda Véiel Karái, Thiago Alooli, Banda Official 80 e DJ Diego Aser.
O evento, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa tem classificação livre e a entrada é a doação de 1 quilo de alimento não perecível ou um pagamento de R$10 via Pix para participar do sorteio de brindes. Todos os alimentos e valores arrecadados serão destinados a uma instituição de caridade.
Espetáculos
O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (28/09), às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Com classificação livre e entrada gratuita.
Festival de cinema
A primeira edição do “Close”, festival de cinema dedicado a produções audiovisuais voltadas para temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ segue com sua programação neste sábado (28/09), a partir das 18h30, no Cine Teatro Guarany.
A edição teve início na quarta-feira (25/09), e contará com uma mostra competitiva do festival que vai exibir 20 obras, entre documentários e ficção, de diferentes regiões do Brasil, além de Portugal e México. A programação é gratuita e aberta ao público.
A lista de filmes e horários de exibição está pode ser conferida nas redes sociais do festival @closecinefestival e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa @culturadoam.
Show de humor
No sábado (28/09), às 20h30, o palco do Teatro Amazonas será o cenário ideal para a apresentação do humorista “Leandro Leitte show de humor”. O humorista manauara Leandro Leite estreia seu quarto solo de stand up comedy no icônico Teatro Amazonas. Prometendo muitas risadas e novas histórias.
O show é uma realização da Master Cultural. Imperdível para os fãs de comédia e para quem quer uma noite de muita diversão. Os ingressos, com classificação indicativa de 14 anos, podem ser adquiridos pelo site www.shopingressos.com.br.
Exposições
O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, está exibindo a exposição “Banho de Rio”, do artista Paulo Desana. E neste sábado (28/09), a partir das 18h30, acontece a estreia da exposição “1 Clímax para 1 Bicho de Casco”, do artista visual Adroaldo Pereira. Ambas as mostras fazem parte do projeto “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, com curadoria de Cristóvão Coutinho, que ficará em exibição até 1º de dezembro. A galeria está aberta para visitação de quarta a domingo, das 15h às 20h.
Troca de livros
Neste domingo (29/09), das 9h às 13h, a Biblioteca Pública do Amazonas, vai ceder seu espaço para a realização de mais uma edição da troca de livros e gibis. A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura de forma sustentável promovendo o intercâmbio literário entre os participantes e oferecendo a oportunidade de renovar coleções e conhecer novas histórias sem custos.
Concertos Matinais
No domingo (29/09), às 11h, a renomada Amazonas Filarmônica apresentará os “Concertos Matinais: Amazonas Filarmônica”, no majestoso Teatro Amazonas. O concerto contará com a regência de Otávio Simões, e terá a participação de Javier Cantillo no violino e Gretchen Labrada na viola.
Para complementar o programa, o maestro assistente Otávio Simões que neste semestre completa 20 anos de carreira, escolheu um punhado de obras divertidas e bem contrastantes, para mostrar ao público todo o colorido sonoro que a Amazonas Filarmônica possui.
Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.shopingressos.com.br. Plateia e frisas custam R$10, enquanto para os demais lugares a entrada é franca.
Festival de Corais
Ainda no domingo (29/09), às 19h, o Teatro Amazonas recebe a última apresentação do 9º Festival Amazonas de Corais (Famcor). O festival, que começou no dia 26, ocupou diversos locais da cidade, encerrando suas atividades no icônico Teatro Amazonas. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
Endereços:
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
Galeria do largo – Rua Costa Azevedo, 290, Centro – Largo de São Sebastião;
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro;
Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
Biblioteca Pública – Rua Barroso, nº 57, Centro;
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro).
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa