A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) teve papel estratégico na conquista da 9ª posição do Governo do Amazonas no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 (ITGP), entre os 27 governos avaliados, pela Transparência Internacional Brasil (TI-BR). Por meio da Afeam, o estado publica bases de dados abertos sobre incentivos fiscais/crédito, financiamentos concedidos, contratos emergenciais e emendas estaduais, reforçando a transparência e as boas práticas de governança pública.
O Governo do Estado alcançou a 9ª posição nacional, com 76,5 pontos de 100 possíveis, sendo classificado na categoria “Bom”, conforme levantamento da Transparência Internacional Brasil, que avalia a qualidade das informações públicas, mecanismos de controle e práticas de integridade dos governos estaduais. Somente sete Estados atingiram a pontuação máxima. Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul.
“Esse resultado reflete o trabalho integrado que a Afeam desenvolve em alinhamento com o Governo do Amazonas, fortalecendo as políticas de transparência e governança pública. Seguimos comprometidos com uma gestão ética, moderna e voltada ao desenvolvimento sustentável do Estado”, destacou o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro.
Entre os destaques positivos, o Amazonas obteve nota máxima na dimensão “Plataformas” e apresentou avanços significativos em Transparência Financeira e Orçamentária e Transformação Digital e Comunicação.
O Estado também foi reconhecido por inovações digitais voltadas à promoção da transparência, participação social e combate à corrupção, além da publicação de resultados de pesquisas de satisfação com usuários de serviços públicos, práticas que reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com a melhoria contínua da gestão pública.
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) foi desenvolvido pela Transparência Internacional Brasil (TI-BR) para ser uma ferramenta regular de avaliação da transparência dos Poderes subnacionais brasileiros.
FOTO: Zeca Leal/Afeam