Uma cadeira de rodas que atenda às necessidades de um usuário é essencial para que ele consiga ter uma rotina com mais conforto. A estudante e paratleta Micaela Costa, de 14 anos, é exemplo de como as cadeiras de rodas doadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vão melhorar o dia a dia. “Vai mudar a minha vida!”, afirma a beneficiada.
Inscrita há mais de dois anos para receber o equipamento, Micaela foi uma dos 210 beneficiados com a primeira entrega do programa Inclusão sobre Rodas, realizada pelo governador Wilson Lima. Na ocasião, foram entregues cadeiras de banho, postural e universal, de acordo como a especificação fornecida pelo solicitante.
Micaela conta com o apoio incondicional dos pais para as atividades diárias e incentivo para a carreira de paratleta. Orgulhosa, ela mostrou as medalhas conquistadas, neste ano, no tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo.
“Eu fiquei muito alegre e muito apaixonada pela cadeira. Eu quero agradecer ao governador, agradecer a todos. A cadeira vai mudar minha vida, minha rotina é só correr, brincar, me divertir, jogar tênis de mesa e, agora, vai ser melhor ainda. Este ano foi ótimo, ganhei a cadeira, fui para São Paulo e ganhei medalhas, trouxe felicidade para minha família. Amei”, comemorou a adolescente.
Melhoria
A mãe de Micaela, Michele Costa, conta que a filha tem hidrocefalia e a cadeira de rodas sempre fez parte da vida dela. Por vezes ela enfrenta dificuldade no transporte público e ficava com medo de a menina se machucar, casos os pneus derrapassem no ônibus. Ela diz que agora a locomoção da família será mais segura.
“Ela corria o risco de cair da cadeirinha, fora os pneus que todo o tempo tinha que estar trocando o rolamento, sem contar que estava bem desconfortável, agora vai melhorar bastante. Pude ver a benção de Deus e só agradeço a todos os envolvidos, espero que muitas pessoas sejam beneficiadas”, observou a mãe.
Inclusão sobre Rodas
O decreto 50.836, de 6 de dezembro de 2024, que criou o ‘Inclusão sobre Rodas’, foi assinado pelo governador Wilson Lima, no dia 5 de dezembro. O programa, coordenado pela Sejusc, vai destinar às pessoas em vulnerabilidade social, cadeiras de rodas adquiridas com investimentos de R$ 1,9 milhão do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Para solicitar, é necessário ir de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Sejusc, na rua Bento Maciel, nº 2, Conjunto Celetramazon, Adrianópolis. O acesso também é possível com preenchimento de formulário pelo site www.sejusc.am.gov.br, compartilhando os documentos necessários pelo link.
Foto: Ygson França/Sejusc