Entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024, a Gerência de Controle Agropecuário (GCAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com uma equipe composta por quatro técnicos ambientais liderados pelo analista ambiental Eduardo White, estará no município de Iranduba, no âmbito da Ação Integrada de Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Os proprietários e possuidores presentes na lista são convocados a participar para realizar ajustes e retificações em seus cadastros, etapa essencial para a continuidade das análises e a regularização ambiental dos imóveis, conforme prevê a legislação.
A ação, que integra o Projeto Floresta+ Amazônia, é voltada à regularização ambiental de imóveis rurais, priorizando agricultores familiares e pequenos produtores com propriedades de até quatro módulos fiscais (320 hectares).
A lista com 250 proprietários e possuidores notificados foi previamente divulgada, com base em análises realizadas pelos técnicos do Ipaam, em parceria com a equipe do projeto Floresta+ Amazônia. E está disponível no site do IPAAM: https://www.ipaam.am.gov.br/lista-dos-produtores-rurais-para-retificacao-do-car/
Serviços e parcerias na ação integrada
Além das retificações dos cadastros notificados, a equipe do IPAAM, junto aos parceiros do projeto Floresta+ Amazônia, INCRA, SEBRAE, Prefeitura de Iranduba, GIZ e REGEA, oferecerá uma série de serviços durante o evento, tais como:
Inscrição de novos cadastros no CAR;
Atualização de informações de contato de proprietários e possuidores;
A Análise de potenciais beneficiários ainda não contemplados na lista;
Consultoria sobre regularização fundiária e questões ambientais;
Orientações sobre licenciamento ambiental, supressão vegetal, multas e embargos
Divulgação do Projeto Floresta+ Amazônia.
Atendimento no Balcão do Ipaam
Para os agricultores familiares e pequenos produtores que necessitem de suporte técnico e não possam comparecer à ação, o atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Balcão de Atendimento do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, em Manaus.
O Governo do Amazonas reforça a importância da participação de todos os convocados nesta etapa da regularização ambiental e convida demais interessados a aproveitarem os serviços oferecidos, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental responsável no estado.
FOTO: José Narbaes/Ipaam