O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) concluiu, nesta quinta-feira (14/11), uma série de cursos sobre associativismo e cooperativismo em Benjamin Constant, distante 1.121 quilômetros de Manaus. A atividade beneficiou 50 produtores rurais indígenas da comunidade indígena São João de Veneza e da Associação das Mulheres Indígenas Ticuna (Amit).
Segundo o técnico da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp/Idam), Domingos Sávio Oliveira, as capacitações, que ocorreram entre os dias 12 e 14 de novembro, abordaram diversos aspectos do associativismo e cooperativismo. “Em São João de Veneza, tratamos da regularização do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), por meio da capacitação em gestão de documentos da associação; funções da diretoria; e a importância da regularização para a participação de editais de chamadas públicas”, disse.
Já as agricultoras familiares indígenas da Amit tiveram acesso a informações sobre regularizações estatutárias, segundo Oliveira. “Realizamos, inclusive, um trabalho de regularização estatutária e falamos também sobre como realizar uma assembleia para a eleição de nova diretoria, que acontecerá no próximo mês”, pontuou.
Por fim, o técnico reforçou a importância das capacitações para o público beneficiado pela iniciativa. “Devidamente organizados, esses produtores poderão usufruir de direitos e benefícios que lhes garantirão aumento de produtividade, mais renda e melhores condições de trabalho”, concluiu.
FOTO: Divulgação/Idam