Mostra de cultura popular ‘Amyipaguana’ tem início no Largo de São Sebastião, neste domingo

Mais de 10 manifestações artísticas estão na programação, que segue até o dia 31 de dezembro

0
49

Música, dança, teatro, arte circense, capoeira, samba. A cultura popular se manifesta em diferentes linguagens. Para fomentar e difundir as diversas expressões culturais de grupos sociais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lança a quarta edição da “Amyipaguana – Mostra de Cultura Popular”, no domingo (10/11), às 16h, no Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus. O evento é uma prévia da programação oficial da mostra, a ser realizada de 18 a 31 de dezembro.

O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reúne 10 manifestações culturais com mais 60 artistas amazonenses envolvidos nesse movimento que fortalece a cultura popular do estado. 

Segundo o secretário executivo da pasta, Luís Carlos Bonates, a proposta é tornar visíveis as manifestações culturais que não estão associadas a uma cadeia econômica, fortalecendo a identidade amazônica.

“A importância é dar visibilidade aos invisibilizados da cultura, pois são movimentos que surgiram da periferia, das comunidades ribeirinhas, então, esta manifestação de todas as linguagens é em comemoração ao Dia da Cultura, artistas ribeirinhos, artistas que vivem à margem, artistas que não são visibilizados com a sua grandiosidade dentro do seu espaço”, completa o secretário.

Outro ponto positivo, citado pelo gerente de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Denis Carvalho, é o local de realização desta quarta edição do “Amyipaguana”.

“O Amyipaguana está em sua quarta edição, e traz como novidade a estrutura de uma arena cultural com apresentações de ciranda, hip hop, capoeira, samba, teatro, circo entre outras vertentes. Somam-se as intervenções de grafite e aos grupos que defendem esta abordagem”, afirma o gerente.

“Amyipaguana” (do tupi-guarani, que significa “ancestralidade”), possui a programação gratuita e inclui manifestações de rodas de capoeira, atrações circenses do Cle Cle Produções, as danças urbanas do Holograma, o axé do Bumba Meu Bloco, encerrando às 22h, com o samba de raiz do Couro Velho e outras atrações de representatividade da cultura popular.

Ancestralidade presente

Em comemoração ao Dia da Consciência negra, a exposição “Amyipaguana Ancestralidade Presente”, como parte da programação, estreia no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no período de 18 de novembro a 31 de dezembro. 

As obras, com a temática da Cultura Negra, envolvem 12 fotógrafos, sendo duas fotos de cada fotografia impressa em preto e branco. Os fotógrafos envolvidos são: Alberto César Araújo, Bruno Kelly, Michael Dantas, Phil Limma, Pedro Marinho, Raphael Alves, Selma Carvalho, Mariana Rebouças,  Adriana de Lima, Michell Mello, Ricardo Balby e Clíssia Monteiro.

A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam)

FOTO: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome