A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania encerrou a Semana Estadual do Idoso com uma ação itinerante em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), nesta sexta-feira (27/09). Desde segunda-feira (23/09) os idosos tiveram um calendário intenso de atividades.
A programação na terra das cachoeiras contou com a Gincana Violeta – torneio que une habilidades motoras, agilidade e trabalho em equipe, além de serviços dos projetos Empreender no Envelhecer e Capacidoso, orientação jurídica, cuidados com a saúde, orientação sobre a Carteira do Idoso, Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Finalizada com um aulão de dança, a programação reuniu cerca de 2 mil idosos no Centro Municipal de Atenção à Juventude (CMAJ) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) do município.
A coordenadora do programa EnvelheSer 60+, Thalita dos Santos, reforça que a Semana Estadual do Idoso é muito importante para massificar a informação sobre os direitos dos idosos e garantir lazer e bem-estar a essa população.
“Nós trouxemos serviços do Empreender no Envelhecer, orientações jurídicas e capacitação para o trabalho com a pessoa idosa e também estamos fazendo a fixação de cartazes nos principais pontos do município, tudo isso para trazer à tona a valorização dos idosos dentro da sociedade”, pontuou Thalita.
A avicultora Maria Noriega, de 73 anos, residente de Presidente Figueiredo gostou da ação. Para ela, a parte mais interessante foi poder interagir com outros idosos. Ela foi na ação para saber sobre o projeto Empreender no Envelhecer, que disponibiliza linhas de crédito para pessoas acima de 45 empreenderem ou ampliarem seus negócios.
“Fui muito bem atendida, foram muito atenciosos. Participei das brincadeiras, é muito gratificante ter isso aqui. Muitos idosos viram que ainda tem condição motora, ficaram alegres. Foi muito legal”, avaliou a avicultura.
Semana do Estadual do Idoso
A Semana Estadual do Idoso que reforça as atividades em prol da informação, prevenção de violências, promoção de lazer e saúde a quem tem 60 anos ou mais. A Lei 2.877, de 30 de março de 2004, institui a Semana Estadual do Idoso no âmbito do Estado do Amazonas.
Neste ano, a campanha traz o tema “Dignidade não tem prazo de validade”, buscando conscientizar a sociedade sobre o idadismo e o etarismo – formas de preconceitos contra idosos.
Dentre as atividades realizadas, estão um pit stop nas zonas leste e norte da capital – áreas que concentram maior índice de violências contra idosos; palestras e afixação de cartazes em órgãos públicos e privados, e uma sessão de cinema com os participantes do programa EnvelheSer 60+.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc