Oitenta e nove anos. Esse foi o tempo que a aposentada Abia Castro levou para assistir sua primeira sessão de cinema. Na manhã desta terça-feira (24/09), ela e outros 150 idosos foram a uma sessão exclusiva de Divertida Mente 2, em celebração pela Semana Estadual do Idoso. O passeio foi proporcionado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Amazonas Shopping. 

“Gostei muito da experiência, quero vir mais vezes. A minha coordenadora do grupo convidou, aí quase eu não venho por causa da chuva, minha filha até disse pra eu não vir, mas eu disse ‘poxa, eu queria dar um passeiozinho porque sábado foi meu aniversário e a gente nunca sabe o dia de amanhã’, aí eu vim com o pessoal”, contou Abia. 

Há 30 anos ela participa do grupo “Melhor Idade”, onde dança diversos ritmos, principalmente o carimbó, e faz exercícios para o corpo e a mente. Por meio da Secretaria Executiva Adjunta do Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), grupos de idosos têm oferta de lazer, saúde, cultura e bem-estar com o programa EnvelheSer 60+, do Governo do Amazonas.

Os idosos foram transportados em grupos ao Amazonas Shopping e, depois, de volta às suas sedes. A dona de casa Anely Miranda, 45 anos, começou a participar recentemente das atividades. Como envelhecente – pessoa a partir de 45 anos – ela conta os serviços ofertados pela Sejusc. Ela também teve sua estreia como plateia de cinema nesta quinta. 

“Eu só tinha visto essas salas de cinema pela televisão, achei muito legal, fiquei muito feliz pela oportunidade. A gente ganhou pipoca, refrigerante, amei muito”, confessou a dona de casa. 

Semana Estadual do Idoso

A Semana Estadual do Idoso que reforça as atividades em prol da informação, prevenção de violências, promoção de lazer e saúde a quem tem 60 anos ou mais. A Lei 2.877, de 30 de março de 2004, institui a Semana Estadual do Idoso no âmbito do Estado do Amazonas. 

Neste ano, a campanha traz o tema ‘Dignidade não tem prazo de validade’, buscando conscientizar a sociedade sobre o idadismo e o etarismo – formas de preconceitos contra idosos.

A secretária executiva dos Direitos da Pessoa Idosa, Anne Alves, disse que as atividades são voltadas ao lazer e informação dos idosos. 

“Muitos deles nunca tiveram a oportunidade de vir ao cinema, então essa parceria do Governo Amazonas com o Amazonas Shopping veio para fortalecer esse momento para os participantes dos EnvelheSer 60+. O Amazonas é o terceiro estado em índice de violência e muitos idosos não querem se ver como idosos, e isso dificulta o acesso às políticas públicas, por isso é importante essa campanha”, finalizou a secretária. 

Foto: Drance Jézus/Sejusc 

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome