O Programa Social e Ambiental de Manaus e interior (Prosamin+) e o Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai Parintins) são destaques na 9ª edição do curso KRISH – IDB Urban Development Academy (Kiuda), que começou nesta segunda-feira e se estende até sexta-feira (06/09), em Seul, na Coreia do Sul. Os programas do Governo do Amazonas, executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), estão sendo apresentados pela secretária executiva de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas (Sedurb), Daniella Jaime, uma das palestrantes do evento.
A Academia de Desenvolvimento Urbano (Kiuda) é um programa de capacitação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o governo sul-coreano, através do Instituto para Pesquisa de Assentamentos Humanos da Coreia (KRIHS). É voltado para funcionários públicos de países parceiros do BID da região da América Latina e do Caribe, com o objetivo de aprimorar as capacidades técnicas e operacionais na elaboração, implementação e supervisão de políticas, programas e projetos relacionados ao planejamento urbano e ao desenvolvimento habitacional.
A programação do evento prevê o compartilhamento de conhecimentos, conversas sobre políticas e visitas técnicas e à Exposição Mundial de Cidades Inteligentes de 2024 de Seul. Daniela Jaime, assim como os demais convidados, viajou a convite do evento.
“Trouxemos para a Coreia a experiência exitosa de mais de 17 anos de parceria com o BID na execução de projetos cujo foco é enfrentar desafios, como as alagações, populações vivendo em áreas insalubres e sem saneamento básico, assoreamento de igarapés, levando urbanização e políticas sociais e ambientais para essas áreas. Trouxemos também o projeto que vamos iniciar em breve no interior, que é o Prosai Parintins”, explicou.
Conhecer as experiências da Coreia, afirma Daniella Jaime, também tem sido um rico aprendizado. “O curso é voltado para desenvolvimento urbano e habitação e, nessa troca de experiências, a Coreia do Sul apresenta como foi todo esse processo de desenvolvimento, até chegar no modelo exitoso no qual está hoje. São muitas lições aprendidas”, destaca.
O Prosamin+ e o Prosai, que têm financiamento do BID, foram apresentados como uma das soluções do Governo do Amazonas para melhorar as condições de habitação e preparar as cidades para torná-las mais sustentáveis e resilientes às mudanças climáticas e à ação humana.
Em Manaus, o Prosamin+ está urbanizando uma área de ocupação irregular às margens do igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, no Armando Mendes, zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul. Já em Parintins, a região conhecida como Lagoa da Francesa, que engloba cinco bairros, está sendo beneficiada com urbanização, saneamento e reassentamento de famílias de áreas de risco de alagação.
FOTO: Divulgação/UGPE