O curso Defensor Digital 60+, realizado na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em 2023, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), foi destaque durante o 14° Congresso Internacional de Gerontecnologia (ISG 2024), em apresentação feita na segunda-feira (02/09), em Frankfurt, Alemanha.
O curso, realizado de abril a dezembro de 2023 na sede da FUnATI, promoveu não apenas a cultura digital, mas também a capacitação de idosos para a vivência na Era Digital; e torná-los multiplicadores de informações para o enfrentamento dos novos dilemas da contemporaneidade, a exemplo de crimes digitais, fake news, deepfakes e uso de plataformas digitais de serviços estatais.
De acordo com o reitor da FUnATI, o médico Euler Ribeiro, é de suma importância universalizar os conceitos adquiridos e transmitidos pela fundação amazonense nas suas mais diversas áreas: ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde.
“A presença da FUnATI nesse congresso nos mostra que estamos no caminho certo para cuidar cada vez mais das pessoas que tiveram o privilégio de envelhecer”, disse o gestor.
O defensor público e pesquisador da FUnATI, Marcelo Pinheiro, conduziu a apresentação, abordando os conceitos do curso, público-alvo, a metodologia do ensino e as atividades realizadas.
“O principal resultado desse curso é o empoderamento da pessoa idosa para enfrentar as novas demandas do mundo virtual. O curso também inclui a construção de uma peça teatral para retratar a violência digital, para levar esse assunto para as pessoas mais jovens entenderem sobre o etarismo”, disse Marcelo.
Pessoa idosa em foco
A Conferência Mundial ISG é realizada uma vez a cada dois anos desde 1991. É o principal encontro interdisciplinar para profissionais que trabalham em gerontecnologia.
FOTO: Divulgação/FUnATI