A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), conhecida por suas performances de violão, tanto em grupo como solo, apresenta nesta terça-feira (03/08), às 20h, o espetáculo “Espanhóis”, no palco do Teatro Amazonas. Sob a regência do convidado maestro Otávio Simões, o repertório conta com compositores como Manuel de Falla e Joaquim Rodrigo, entre outros, e contará com performances solo de violão, além de apresentações de solista e sopranos.

Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do teatro e no site www.shopingressos.com.br. O preço para plateia e frisas é de R$10, enquanto os demais lugares têm entrada gratuita.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, este evento inovador e inédito oferece um repertório de música espanhola, abrangendo obras de período contemporâneo com obras compostas e arranjadas para o violão.

O maestro titular da Orquestra de Violões do Amazonas, Davi Nunes, explica que o principal objetivo é mostrar a cultura espanhola e sua proximidade com o violão, além de ter performance solista e em grupo, ao violão.

“A música espanhola tem uma proximidade com o violão, o flamenco tem uma abordagem e movimento alegre e bem voltado ao violão, mas também temos outras obras que retratam características que vão além do flamenco e continuam sendo violonísticas. Abordam fatos e belezas espanholas como regiões de costumes espanhóis”, enfatiza o maestro.

De acordo com Davi, foi elaborado um repertório com dez obras selecionadas, entre os mais renomados compositores espanhóis: Manuel de Falla, Joaquim Rodrigo, Flores Chaviano, Frederico Torroba e Isaac Albéniz. O público poderá apreciar peças para violão que abrangem desde 1886 até releituras contemporâneas de 2018. 

A apresentação contará com a participação especial do solista da própria orquestra, Wagner Tiburtino, e das sopranos Luziene Lins e Jessyca Paiva. O maestro convidado Otávio Simões assumirá a regência da noite.

O maestro Otávio Simões, diretor do Coral do Amazonas e maestro assistente da Amazonas Filarmônica, diz que é sua primeira vez regendo a Orquestra de Violões do Amazonas. Ele também já regeu a Amazonas Band e a Orquestra de Câmara do Amazonas.

“Minha experiência com violões é inédita, e aprendi muito com esses 20 músicos. Foi uma troca de minha experiência com ópera, sinfonias e música coral e, através deles, conheci inúmeras possibilidades desse instrumento tão rico, tão refinado que é o violão”, declara.

Segundo ele, a Ovam irá apresentar um século e meio de música da Espanha. “Com canções populares, danças folclóricas, obras com estrutura clássica, peças experimentais e tudo o que a península ibérica pode nos oferecer com seus mistérios e encantos, de Norte a Sul, de Asturias à Andaluzia”, convida o maestro.

FOTO: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome