Incentivando a agricultura urbana e periurbana, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), distribuiu 600 mudas frutíferas para a população urbana, na 13ª edição do Governo Presente realizada, neste sábado (31/08), no bairro Grande Vitória, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, zona leste de Manaus.

A ação segue as diretrizes da Lei Nº 14.935, de 26 de julho de 2024, que estabelece a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, uma atividade que tem se destacado como uma iniciativa crescente em diversas cidades ao redor do mundo e oferece uma estratégia promissora para enfrentar a pobreza, melhorar a segurança alimentar e nutricional de comunidades urbanas e criar ambientes urbanos mais saudáveis.

Representando o titular da Sepror, Daniel Borges, o secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas da Seapaf, Eirie Vinhote, destacou que essa ação vem para estimular a agricultura em Manaus e otimizar a produção de alimentos em casa.

” Estamos fazendo a distribuição de 600 mudas frutíferas, incentivando a agricultura aqui na cidade de Manaus e na região periurbana, o que significa isso? É o retorno daquelas mudas frutíferas, daquele alimento próximo de casa”, destacou.

A produtora rural Graciete Ferreira esteve participando das ações do Governo presente, e foi uma das beneficiadas com a ação. “Sou agricultora do ramal da Mulheres, localizado no ramal do Brasileirinho que hoje se tornou uma área urbana onde eu já tenho plantações e, com o incentivo da Sepror, estamos aqui recebendo mudas de laranja, de cupuaçu, pitaya para incrementar nossas produções”, destacou.

Balanço Sepror

Nas últimas edições do Governo Presente em 2024, a Sepror beneficiou famílias cadastradas na rede socioassistencial com alimentos que foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  Ao todo, foram adquiridas mais de 52 toneladas de frutas e verduras com um investimento na ordem de mais de R$ 247 mil.

Outras 3.500 pessoas foram atendidas com as ações do Programa Estadual de Combate à Perda e Desperdício de Alimentos (Pcodepa), que conscientiza e reforça a importância da redução do desperdício de alimentos, evidenciando as práticas sustentáveis com as degustações das receitas de aproveitamento Integral ao público presente.

FOTO: Emerson Martins / Sepror

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome