A primeira ação do Mutirão de atendimentos, realizado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), foi finalizada nesta sexta-feira (16/08), na Comunidade Rural Nova Esperança, localizada no Ramal do Mutuca, Km 53 da rodovia AM-254. Equipe com sete técnicos ambientais auxiliaram os cidadãos em relação a dúvidas ou necessidade de serviços referentes às atividades licenciadas pelo Ipaam.
Os atendimentos na área urbana aconteceram na sede da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempra), de 13 a 15 de agosto, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). O próximo município a receber o mutirão será Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital), de 26 a 30 de agosto.
“O Ipaam atendeu uma solicitação do presidente da comunidade para que a mesma atividade realizada na sede de Autazes fosse oferecida aos seus comunitários, pois há muitos comunitários com problemas em seus CAR’s (Cadastro Ambiental Rural – CAR), dúvidas sobre como obter e aprovar o cadastro. Além de esclarecimentos sobre regularização ambiental, estamos trazendo sensibilização ambiental do porquê não fazer queimadas e sobre tudo o que a prática implica”, afirmou a assessora técnica do Ipaam e coordenadora da ação em Autazes, Maria do Carmo Neves, sobre a ida da equipe até a Comunidade Nova Esperança.
Entre os serviços mais procurados pelos cidadãos autazenses destacam-se: informações sobre sobreposição de CAR, protocolo e abertura de empresas que necessitam de licenciamento de atividade.
A comunitária e gestora da Escola Rural Oswaldo Fulgêncio, Nicemara Balieiro, agradeceu a presença do Instituto na comunidade, pois os moradores têm dificuldade em se deslocar até Manaus para resolver suas pendências de licenciamento e protocolares.
“Esse trabalho de mutirão é muito importante para tirarmos nossas dúvidas quanto o que podemos e não podemos fazer, o que precisamos para nos regularizarmos quanto aos nossos terrenos. Eu, por exemplo, tenho meu documento definitivo da terra, mas ainda não tenho o CAR e preciso desse apoio de vocês. A gente só agradece a presença do Ipaam na nossa comunidade para nos orientar”, concluiu Nicemara.
As ações do Ipaam Itinerante atenderão municípios da Região Metropolitana de Manaus até dezembro deste ano. O objetivo é levar àqueles que não podem se deslocar até a sede do Instituto, na capital amazonense, atendimentos protocolares, consultas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), auxílio em como acessar o Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), balcão tira-dúvidas, entre outros serviços. Além de palestras educativas sobre prevenção de queimadas.
Próximos municípios
O mutirão de atendimentos do Ipaam Itinerante vai percorrer sete municípios da Região Metropolitana de Manaus, levando serviços e tirando dúvidas de quem precisa se deslocar para resolver pendências de licenciamento ambiental. Além de, também, serem realizadas palestras sobre prevenção de queimadas.
Os próximos municípios a receberem as ações serão: Presidente Figueiredo (26 a 30 de agosto), Itacoatiara (9 a 13 de setembro / 2 a 6 de novembro), Rio Preto da Eva (23 a 27 de setembro), Careiro (14 a 18 de outubro), Manacapuru (26 a 1º de novembro) e Autazes (18 a 22 de novembro).
FOTO: Divulgação/Ipaam