FUnATI dá continuidade ao projeto de educação e direito do consumidor para pessoas idosas

Segunda ação acontecerá na quinta-feira (25/07)

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A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) dará continuidade, na quinta-feira (25/07), ao projeto Consumidor 60+, de capacitação das pessoas idosas quanto aos direitos do consumidor. O projeto é fruto de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon).

A segunda ação acontecerá em apoio à campanha Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, e traz o tema “Fornecimento de água ao consumidor idoso”. A ação será realizada na sede da FUnATI, localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, a realização do projeto é essencial, pois capacita as pessoas idosas quanto aos seus próprios direitos enquanto consumidor, alertando sobre possíveis golpes.

“É necessário capacitar esse público para que não caiam em golpes ou em assédios de consumo. Nossos alunos recebem todos os tipos de capacitação e essa, em parceria com a Defensoria, é mais um mecanismo para tornar a pessoa idosa cada vez mais independente”, afirma o gestor.

“Esse projeto é voltado para quem é inscrito em algum programa da FUnATI. O Consumidor 60+ seguirá a linha de outro projeto que foi lançado anteriormente pela Defensoria Pública Digital, o Defensor 60+. Vamos buscar essa expertise da FUnATI, que já tem uma habilidade quanto à saúde física e emocional, e assim partimos para o campo jurídico também, para que tenhamos a saúde financeira desse público idoso”, destaca o defensor Christiano Pinheiro.

Consumidor 60+

Lançado em abril deste ano, o projeto tem como objetivo orientar sobre a política de proteção, defesa e orientação ao consumidor, e combater crimes, fraudes e golpes.

As atividades acontecem em formato de palestras, rodas de conversa, orientação e assistência jurídica mediadas por profissionais que compõem o Nudecon. Os temas discutidos seguem o padrão das campanhas de conscientização da área da saúde, em que cada mês trará uma cor e tema diferente.

FOTO: Márcio Silva/DPE-AM e Divulgação/FUnATI

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