A Defesa Civil do Amazonas está disponibilizando o serviço de monitoramento hidrometeorológico, que visa acompanhar e analisar as condições climáticas, meteorológicas e hidrológicas do estado. O monitoramento de eventos adversos no Amazonas é conduzido pela observação e análise de dados provenientes de estações meteorológicas e fluviométricas estrategicamente distribuídas pelo território do estado. 

Esse monitoramento é realizado em colaboração com entidades como Censipam, Inmet, SGB-CPRM, Sema, IRI (International Research Institute for Climate and Society) e NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) que têm atribuições legais específicas nessas áreas.

Essas estações coletam informações cruciais como nível dos rios, séries históricas, histórico semanal, precipitação, umidade do ar, temperatura, entre outras variáveis.

De acordo com o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, tenente Charlis Barroso, com base nessas informações, a Defesa Civil identifica potenciais riscos e emite alertas à população. 

”Em situações de cheias e vazantes extremas dos rios, além de outros eventos adversos como enxurradas, inundações de igarapés, alagamentos e corridas de massa, a instituição não apenas emite alertas, mas também fornece orientações para adoção de medidas preventivas e para a tomada de decisões estratégicas através das nossas redes sociais”, afirmou o tenente Charlis Barroso.

Além disso, esse monitoramento é utilizado para subsidiar o planejamento e a execução de ações de prevenção e resposta a desastres naturais. Com base nos dados coletados, a Defesa Civil pode comparar os níveis das cotas atuais com a das séries históricas e assim elaborar planos de contingência, mobilizar equipes de resposta emergencial e direcionar recursos de forma mais eficiente.

Para o secretário executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Francisco Máximo, é crucial que a população esteja atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil e siga as orientações fornecidas. “Os serviços prestados pela Defesa Civil do Amazonas são essenciais para garantir a segurança da população e reduzir os impactos de eventos adversos”, destacou. 

Segundo o coronel Máximo, o monitoramento proporciona uma compreensão mais profunda das condições climáticas, meteorológicas e hidrológicas do estado, facilitando a tomada de decisões e a mitigação dos impactos.

Foto: Mylena Matos/Defesa Civil do Amazonas

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome