A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realiza a castração solidária de cães e gatos nas comunidades da Sharp e Manaus 2000, zonas leste e sul de Manaus, respectivamente. As cirurgias na Sharp ocorrerão de quarta-feira (10/07) a sexta-feira (12/07), enquanto na Manaus 2000 serão realizadas na semana seguinte.
A ação faz parte da campanha contra o abandono e os maus-tratos aos animais, promovida pela UGPE com o apoio da Sema, da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA). Durante o mês de junho, foram realizadas palestras e atividades de sensibilização na Escola Manuel Rodrigues de Souza e nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Agora, em julho, a campanha entra na fase de castração dos animais dessas comunidades.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que, durante a fase de Estudos de Impactos Ambientais e Sociais (EIAS) para a implantação do Prosamin+, foi constatado um grande número de animais domésticos na área da Comunidade da Sharp. “As experiências adquiridas na execução do programa em outras fases demonstraram que, durante o reassentamento, muitas famílias abandonavam seus animais domésticos. Por isso, o setor ambiental e social da UGPE realizou uma ação de sensibilização para evitar essa situação”, afirmou Campêlo.
Para ter acesso aos serviços, os interessados devem fazer o agendamento nesta terça-feira (09/07), na Escola Manuel Rodrigues de Souza, no bairro Armando Mendes. O agendamento deve ser realizado pelo tutor do animal, que precisa ser maior de 18 anos e apresentar RG, comprovante de residência e uma foto digital do pet.
As cirurgias de castração ocorrerão de quarta-feira (10/07) a sexta-feira (12/07). A ação será executada pela Unidade Móvel de Castração da Sema, o Castramóvel, que faz parte da Política de Bem-Estar Animal do Amazonas. Desde 2020, mais de 17,7 mil castrações solidárias já foram realizadas pelo programa.
O subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, enfatizou a importância da iniciativa. “Nós temos o objetivo de democratizar o acesso à castração nas áreas de intervenção do Prosamin+, já que com a cirurgia podemos impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde dos animais domésticos”, esclareceu Cardoso.
Ações na Manaus 2000
Na comunidade da Manaus 2000, zona sul, também área de intervenção do Prosamin+, o agendamento do Castramóvel será na próxima terça-feira (16/07), na Escola Estadual Nathália Uchôa, no bairro Japiim. As cirurgias ocorrerão de quarta-feira (17/07) a sexta-feira (19/07).
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE