A visitação pública na Estação da Cultura, espaço montado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que transformou a Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo em um verdadeiro centro cultural, entre os dias 26 e 30 de junho, superou todas as expectativas e teve público recorde.
A estimativa era que 25 mil pessoas visitassem o espaço nos cinco dias de funcionamento. Segundo a Secretaria, ao final da temporada bovina em Parintins, entretanto, o número de visitantes superou em muito as expectativas: 48.224 pessoas passaram pelo espaço na temporada 2024.
Os visitantes puderam conferir atividades de arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais gratuitamente. Parintinenses e visitantes, que já transformaram em tradição lotar a praça e adjacências no período do festival, puderam conferir, ainda, shows das bandas amazonenses Samboi, Kontra Tempo, Ajuri Amazon Music e Canto da Mata, entre outras atrações musicais.
Visitação ao Bumbódromo
Da mesma forma, as visitas mediadas ao Bumbódromo de Parintins superaram, em 2024, os números das edições anteriores. Foram 25 sessões de visitas mediadas, totalizando 877 visitantes atendidos.
Realizada por meio de visitas agendadas previamente on-line, a visitação ao Bumbódromo permitiu aos inscritos conhecer o Bumbódrmo por dentro, as instalações do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, além de conhecer as origens dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, por meio do espetáculo teatral “Parintins Folclore em Festa”.
Trio Panavueiro
O Trio Panavueiro também superou o sucesso dos anos anteriores, levando ainda mais gente a seguir seu percurso pelas ruas de Parintins ao som do melhor do boi-bumbá. Foram três dias oferecendo entretenimento e alegria gratuitos aos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 14h às 17h.
Tendo como anfitrião o cantor e compositor Helen Veras, o Trio Panavueiro recebeu como convidados o grupo Canto da Mata (28/06), David Assayag (29/06) e Carlinhos do Boi (30/06).
Também fez parte do Circuito da Cultura no Festival de Parintins, em 2024, o mural “Patrimônio em Festa”, que é a nova fachada do Bumbódromo realizada pelo Governo do Estado do Amazonas, representada pela obra do artista parintinense Pito Silva. O local foi parada obrigatória para fazer aquela foto que comprova que o visitante esteve em Parintins em 2024.
Arte por toda a cidade
O projeto Parintins Galeria Cidade Aberta também não passou despercebido para quem visitou a ilha este ano. Em sua 3ª edição, o projeto retrata temáticas sobre a história e a cultura amazônica por meio de pinturas artísticas em mais de 30 murais espalhados pelas ruas de Parintins.
A revista digital “Roteiro das Artes” foi mais um destaque nas ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em Parintins. Reunindo todas as informações da vasta programação do Circuito da Cultura. Com edição do Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o material contemplou todas as ações e projetos relacionados às artes, cultura e economia criativa na ilha de Parintins.
O Roteiro das Artes foi disponibilizado no Portal da Cultura e pôde ser acessado pelo QR CODE no hall do Liceu de Parintins (Bumbódromo) e na Estação da Cultura.
Em Manaus, também houve ação relacionada ao Festival de Parintins em 2024. Quem não foi a Parintins, pôde assistir a Festa dos Visitantes (27/06) e ao 57⁰ Festival de Parintins (28, 28 e 30/06) no Largo de São Sebastião, desfrutando de um telão, sonorização e assentos para torcer por seu boi.
FOTO: Divulgação