Parintins: Vigilância sanitária atua para prevenir doenças de transmissão hídrica e alimentar

Objetivo é evitar doenças e mitigar riscos de emergências de saúde pública

0
111

Para garantir que os participantes do 57º Festival de Parintins brinquem o boi-bumbá com segurança e saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), vem intensificando as ações de vigilância sanitária para prevenir Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA).

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a vigilância sanitária contribui na prevenção de doenças, controle de qualidade de alimentos e bebidas, fortalecendo as condições sanitárias adequadas. “Este monitoramento constante inclui ações para proteger a saúde pública e estimular que o festival seja uma experiência positiva para todos os participantes”, avaliou a diretora Tatyana.

De acordo com o gerente de produtos da Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jimmy Torquato, a fiscalização sanitária está sendo realizada em serviços de alimentação, vendedores ambulantes, embarcações e eventos. “Por meio da promoção de práticas seguras de alimentação e hidratação, o objetivo é evitar não apenas prevenir doenças, como também mitigar riscos de emergências de saúde pública”, disse Jimmy.  

Vigilância Sanitária

Visando assegurar a saúde e a segurança dos participantes durante o Festival de Parintins, a FVS-RCP segue executando as ações estratégicas de vigilância sanitária:

Inspeções em estabelecimentos de alimentação

Equipes de vigilância sanitária realizam inspeções regulares em restaurantes, barracas de comida e vendedores ambulantes. Esses estabelecimentos são avaliados quanto às condições de higiene, armazenamento adequado de alimentos e manipulação segura de alimentos.

Controle da qualidade da água comercializada 

A FVS-RCP monitora a qualidade da água fornecida aos participantes de forma a evitar contaminantes, estando adequada para consumo. 

Fiscalização de produtos comercializados

Produtos alimentícios, bebidas e outros itens vendidos durante o festival são fiscalizados para assegurar que atendam aos padrões de segurança e qualidade. Produtos fora da validade ou sem procedência clara são retirados de circulação.

Equipe volante de apoio ao atendimento sanitário

Equipes voltadas para o atendimento sanitário seguem em locais estratégicos do evento para oferecer orientação e suporte imediato em casos de irregularidades sanitárias. Essas equipes servem como ponto de referência para denúncias e informações sobre condições de saúde e higiene.

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome