O Cineteatro Guarany será palco de mais uma edição da Mostra de Cineastas Amazonenses, neste sábado (04/05), a partir das 18h30, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de facilitar o acesso à cultura por meio do audiovisual.
A programação conta com produções de cineastas regionais, abrangendo cinco curtas-metragens com gêneros de comédia, suspense e documentário. A exibição é aberta a todos os públicos, com classificação indicativa para maiores de 16 anos.
Segundo o cineasta e organizador Márcio Nascimento, nesta edição, a Mostra Jovens Cineastas exibirá os curtas metragens “Óculos”, “60 Segundos”, “Voltei”, “Puga” e “A Flor da Pele”. Tais obras foram produzidas durante a atividade motivacional Cinema de Bolso, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em março deste ano, no Cine Teatro Guarany. Os curtas têm duração média de 1 a 3 minutos.
A oficina ofereceu noções de captação de imagens, planos cinematográficos e edição utilizando o aparelho de celular. “O cineteatro Guarany não é apenas um local de exibição, mas também tem servido como uma fonte de motivação para jovens cineastas” disse o cineasta.
Recentemente, uma série de atividades voltadas para o segmento de audiovisual foram promovidas no espaço cultural. “Na semana anterior houve uma iniciativa para ensinar os fundamentos do roteiro cinematográfico, seguida por uma atividade de produção de curtas-metragens”, conta Mário, acrescentando que muitos alunos que participaram dessas oficinas já estão aplicando o que aprenderam, produzindo seus próprios roteiros e filmes.
O organizador expressa com satisfação: “É muito gratificante ver que os alunos estão se empenhando, se dedicando, e aplicando o que estão aprendendo nas próprias produções deles.” conclui Mário.
Filmes da Mostra
60 segundos (2024) – Direção: Rafael de Oliveira e Lucas Simões
Sinopse: A angústia de um rapaz em esperar seu amigo, revela uma grande surpresa.
Voltei (2024) – Direção: Umaia Smail
Sinopse: Uma entrevista mal sucedida revela fatos marcantes de um passado um pouco duvidoso.
Puga (2024) – Direção: Thiago Jesus
Sinopse: Uma visita ao museu leva uma experiência diferente a uma garota um tanto quanto curiosa pelo passado.
À Flor da Pele (2024) – Direção: André Diniz e Helen Vitória
Sinopse: Um belo jardim, uma bela garota, qual será o segredo por trás de tão formosas e perfumadas flores.
Óculos (2024) – Direção: Jonas Neves e Anne France
Sinopse: Mostra o desespero de uma senhora por seu óculos desaparecido.
Curtas de cineastas convidados
A Dor Fantasma (2023) – Direção: André Diniz
Pequei Senhor (2023) – Direção: André Diniz
Depressão (2021) – Direção: Jessica Motta
Tudo começa no Banheiro (2020) – Direção: Jéssica Motta e Robson Ney
Caso Betão (2024) – Direção: Umaia Ismail
Encontro das águas (2023) – Direção: Thiago Jesus
FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa