Com o objetivo de conhecer a atuação da Vigilância Epidemiológica Hospitalar em Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até nesta sexta-feira (23/02), visitas técnicas aos Serviços de Pronto Atendimento. O Amazonas foi o primeiro estado do país a implantar o núcleo de vigilância epidemiológica nestes serviços de Saúde.

As visitas técnicas são realizadas, desde segunda-feira (20/02), pela equipe da coordenação estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da FVS-RCP e os profissionais da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em toda rede de pronto atendimento pública de Manaus.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os Núcleos de Vigilância Hospitalar são fontes indispensáveis de informação para o sistema de vigilância em saúde no estado do Amazonas, como forma de detecção precoce de mudança de cenários referentes às doenças e agravos no território.

“Nacionalmente, os núcleos de vigilância epidemiológica são implantados apenas em grandes hospitais, mas nós da vigilância estadual, ampliamos a implantação destes núcleos, ainda em 2015, para os serviços de pronto atendimento, tanto na capital quanto no interior. É importante destacar, que por meio destes núcleos, foi possível identificar, por exemplo, de forma oportuna, os primeiros casos de Febre Oropouche na capital”, avaliou Tatyana.

De acordo com o técnico da Renaveh da SVSA, Francisco Gonçalves, a visita técnica realizada no Amazonas faz parte do trabalho de vanguarda desenvolvido no estado para as ações de vigilância epidemiológica em Unidades e Serviços de Pronto Atendimento.

“A estratégia da Renaveh é mapear experiências exitosas e implementar a estratégia de Núcleos de Vigilância Epidemiológica em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no âmbito nacional, respeitando perspectivas, experiências e evidências locais”, explicou.

Sobre a Renaveh

A Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica (Renaveh) faz parte da Coordenação-Geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CGCIEVS) do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS).

No Amazonas, a Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica (REVEH) é coordenada pela FVS-RCP e atualmente são 59 núcleos implantados e distribuídos na capital e interior.

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome