O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira (8/02), a distribuição das vacinas contra dengue para os municípios que atendem aos critérios definidos pela pasta. A operação logística do Ministério irá trabalhar ininterruptamente nos próximos dias para garantir a entrega o mais breve possível.
Em uma nota técnica divulgada pelo Ministério, indica que 12 cidades do Amazonas vão receber o imunizante. O estado, deve ser o oitavo a receber a vacina. De acordo com o ministério, o Amazonas deve receber 78 mil doses. A capital terá a maior quantidade, 65 mil vacinas.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, aguarda previsão de data para recebimento da remessa de imunizantes.
Confira a lista das cidades que vão receber a vacina e quantas doses:
- Manaus – 65.037
- São Gabriel da Cachoeira – 2.310
- Iranduba – 2.242
- Autazes – 1.771
- Careiro – 1.238
- Presidente Figueiredo – 1.213
- Nova Olinda do Norte – 1.155
- Rio Preto da Eva – 909
- Barcelos – 835
- Careiro da Várzea – 722
- Manaquiri – 673
- Santa Isabel do Rio Negro – 650
O Ministério da Saúde iniciará a imunização pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O início da vacinação por essa faixa etária é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos.
O lote inicial de vacinas, com 712 mil doses, será enviado aos seguintes estados, contemplando 315 municípios: DF, GO, BA, AC, PB, RN, MS, AM, SP e MA.
Foto: Divulgação/Rodrigo Castro