O Governo do Amazonas ultrapassou a marca de 1.214.250 vagas de qualificação profissional entre 2019 e 2025, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Com 540 cursos ofertados na capital e nos 62 municípios do estado, a política estadual ampliou a formação em áreas ligadas à indústria, à tecnologia, ao setor primário, aos serviços e à inclusão social.
Segundo o governador do Amazonas e presidente estadual do União Brasil, Wilson Lima, a ampliação da qualificação profissional integra a política de desenvolvimento econômico do estado. Ele destaca que, em uma economia fortemente apoiada no Polo Industrial de Manaus, na expansão do setor de serviços e no fortalecimento do setor primário, a formação técnica assume papel relevante para a competitividade regional.
“Na prática, ampliar a oferta significa aumentar a base de trabalhadores aptos a ingressar ou se reposicionar no mercado formal, elevar a produtividade e reduzir o descompasso entre a demanda das empresas e a disponibilidade de mão de obra qualificada”, afirma o governador.
A ampliação da oferta foi acompanhada pela diversificação das áreas atendidas. Na frente tecnológica e industrial, o Cetam incorporou formações ligadas à Indústria 4.0, automação e inovação digital. No setor de serviços, ampliou cursos voltados à manutenção e ao suporte técnico de equipamentos eletrônicos.
No eixo do setor primário, reforçou capacitações direcionadas à produção rural. Também houve expansão das formações voltadas à inclusão e ao atendimento especializado, incluindo qualificação para atuação junto a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Seguindo a orientação do governador Wilson Lima, o Cetam implantou cursos alinhados às novas tendências do mercado de trabalho, como Introdução à Inteligência Artificial, e fortaleceu formações tradicionais, como as áreas de Enfermagem e Informática. Também ampliamos a rede na capital e no interior para levar mais educação profissional e tecnológica de qualidade a quem precisa”, declara o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.
A ampliação da oferta e a atualização do portfólio de cursos demandaram o reforço da estrutura física da instituição. Em Manaus, o número de unidades próprias dobrou, passando de três para seis, com as inaugurações dos centros do Galileia, na zona Norte; Aníbal Beça, na zona Leste; e da Escola de Gastronomia Bernardo Ramos, no Centro, que oferece cursos técnicos de panificação, confeitaria e gastronomia.
No interior, a rede avançou de quatro para sete unidades próprias, com novas estruturas em Parintins, Silves e Benjamin Constant, equipadas com laboratórios de informática, mecânica, estética e gastronomia que simulam ambientes reais de trabalho.
A ampliação da infraestrutura sustenta a política de interiorização, que hoje alcança os 62 municípios do Amazonas, incluindo ofertas específicas para comunidades indígenas, como em Alvarães e Careiro da Várzea, além de vagas destinadas ao sistema prisional. Parte dos cursos também é ofertada nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso.
» EXPANSÃO REGIONAL – O 2º vice-presidente estadual do União Brasil e secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, afirma que a expansão da infraestrutura contribui para dinamizar economias locais. “Quando levamos uma unidade equipada para o interior, ampliamos as oportunidades de geração de renda no próprio município e fortalecemos cadeias produtivas regionais”, declarou.
O secretário lembra, ainda, que, entre 2019 e 2025, a política estadual de qualificação profissional ampliou a presença territorial, diversificou as áreas de formação e elevou o volume anual de vagas. “Com atuação consolidada em todo o estado e foco na elevação do capital humano, o governo ampliou o potencial produtivo regional”, acrescenta Marcellus Campêlo.
» Fotos: Cetam / Secom-AM








